Tecnologias para produção intensiva de peixe em tanque-rede, e obtenção de carne mecanicamente separada de pescado (CMSP).

A produção de peixes em tanques-rede vem mostrando-se promissora por conciliar uso sustentável do meio ambiente com alta produtividade. No entanto esta tecnologia ainda apresenta baixos índices produtivos, necessitando mais estudos visando a consolidação do sistema. A baixa intensidade tecnológica empregada no processamento do pescado, limitado exclusivamente a filetagem, constitui fator restritivo neste outro elo da cadeia produtiva. Por outro lado, observam-se maus hábitos alimentares, das crianças nas escolas, privilegiando guloseimas em detrimento de alimentos nutritivos como pescado, frutas, alimentos in natura entre outros. Muitas vezes o cardápio da merenda escolar, se quer oferece estes alimentos. Assim, objetiva-se gerar tecnologias para aumentar a produtividade do tambaqui em tanque-rede, e de obtenção de polpa de peixe, oferecendo variedades de produtos saudáveis, que atendam as exigências nutritivas e organolépticas de alimentos oferecidos na merenda escolar, o que poderá estimular o consumo de produtos derivados de peixes. Esta tecnologia contribuirá para a montagem de um sistema eficiente de reaproveitamento dos subprodutos da filetagem, agregando valor ao negócio e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da atividade na região.

O projeto abordado espera-se bom aproveitamento, pois a CMSP em muitas indústrias de processamento de pescado não é realizada. Sendo a produção de peixes em tanques-rede já considerada através de pesquisas que seus resultados são positivos ao produtor. Os produtos serão testados em escolas municipais através do Índice de Aceitabilidade (IA) sendo considerado ACEITO se obtiver IA de 85%, conforme a recomendação do Programa Nacional de Alimentação Escolar -PNAE.


Rayanne Galdino Menezes - Graduanda do 9° período em Zootecnia pela PUC-GO.
Email: rayannegaldino@zootecnista.com.br
Contato: (62) 8205-5902

Comentários

  1. Me orgulho de ser facilitador de seu desenvolvimento, parabens pela iniciativa, uma empreendedora nasce com a ousadia de pequenos gestos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Venho aqui nesse início de ano agradecer a todos os colaboradores por suas contribuições

Postagens mais visitadas