Proposta de escapatória dos baixos preços


Nas últimas décadas, a relação das atividades agropecuárias com o mercado (agronegócio) tem passado por uma significativa transformação. Na atual conjuntura, onde a globalização econômica é a palavra de ordem, os fluxos mercadológicos e comerciais têm que ser considerados com muita atenção, num complexo sistema interligado de rede ou cadeia produtiva.

Diante dessa nova realidade do agronegócio, o conhecimento dos fluxos da cadeia produtiva é de suma importância para a viabilidade da propriedade rural, visando à garantia de mercado e comercialização da produção. No caso do leite, cujo setor vem atravessando momentos de dificuldades, é importante que o produtor saiba como trilhar esses fluxos, pois é pelo exame dos segmentos da cadeia que se pode identificar as limitações e os gargalos da atividade, avaliar os preços de insumos, definir preços competitivos de produtos, e encontrar novos mercados e nichos de comercialização, parcerias, resultados de pesquisa e outras "facilidades" para competir no mercado.

Sendo assim, o presente projeto que tem como finaliadade mostrar uma nova oportunidade para o pequeno produtor, que por nao conseguir competir e pela deficiencia nos critérios de pagamento do leite sai prejudicado. Está surgindo agora um novo segmento que vai viabilisar a produção de leite, trabalhando em cooperativismo e trazendo desenvolvimento para a região.

O segmento em questão é a produção de queijos artesanais, que no mercado atual possui grande valorização e procura. Sendo que a idéia é um produção diferenciada do que se encontra no mercado tradicional, apresentando em quantidades menores e com grandes características tecnológicas.

Interessados entrar em contato.


Aluna: Gisele Bizinoto Ferreira Bosco, aluna de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Goiás

email: gisele _bizinoto@hotmail.com

tel para contato:(062) 9112-2019

Comentários

Postagens mais visitadas