piscicultura


Piscicultura é a produção de organismos aquáticos, como a criação de peixes, moluscos, crustáceos, anfíbios e o cultivo de plantas aquáticas para uso do homem.
O consumo de pescados no Brasil aumentou em 40% , e a produção interna não pode suprir, o país ja precisa importar.
Ótima oportunidade de negócios, o mercado de pescados é enorme, e o que impedia o crescimento dos aquiculutores era a falta de costume dos brasileiros de consumir pescados, mas pelo visto a realidade está mudando.
No ramo empreendedor sabemos que quem se firma no mercado na maioria das vezes é quem sai na frente, e recebe o título de pioneiro, por isso não se deve ter medo de arriscar, mas sempre com segurança.
Para se ter segurança no que está colocando seu valoroso investimento, é preciso ser feito um planejamento e óbvio que também se deve ter uma certa noção do ramo.
Existem diversos sistemas para criação de pescados: extensivos, subintensivos, intensivos e superintensivos.
De acordo com os recursos naturais do interessado é feito o implante de um ou otro sistema.
O sistema crescente e da moda no Brasil hoje é o superintensivo, que permite a criação de muitos peixes em um curto espaço.
O tipo de sistema superintensivo mais usado é o de tanque-rede, onde é possivel dependendo do nivel de oxigênio da represa, e da espécie de peixe criar de 120 a 300 peixes por m³.
mas não existe só esse tipo de sistema, para locais onde o nivel de oxigenação da água não é tão bom, foi criado um sistema chamdo de "race-way", onde é feita uma queda d' água na represa que vai até um tanque, e a vazão da água dentro do tanque deve ser suficiente para trocar toda a água do tanque em uma hora, possibilitando também a criação de 80 a 200 peixes por m³.

Tudo deve ser bem planejado, se houver algum interessado, possuo algumas idéias, entre em contato!

Henrique Lelles Bezerra, aluno de gradução de agronomia na Universidade Federal de Goiás.
fone: 062 9609 6823
e-mail: henriquelelles@hotmail.com

Comentários

  1. Parabéns pela iniciativa, estamos dando um passo importante no desenvolvimento de atividades que só o espirito empreendedor poderia despertar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Venho aqui nesse início de ano agradecer a todos os colaboradores por suas contribuições

Postagens mais visitadas