O MERCADO DO CHOCOLATE NO BRASIL


Amargo, ao leite, branco, puro ou com frutas e castanhas. Sim, estamos falando de chocolate. A guloseima produzida a partir da castanha do cacau pode proporcionar momentos de prazer, acalmar os nervos e melhorar o sistema circulatório. Essa mistura de satisfação com vício coloca o Brasil em uma posição de destaque: é o primeiro País do mundo no ranking do número de redes franqueadoras do ramo de chocolates.

Como é possível perceber, o que não falta são “chocólatras” e, por que não aproveitar essa oportunidade para investir em empresas do segmento? Para o especialista em franquias e sócio da consultoria Rizzo Franchise, Marcus Rizzo, o mercado ganhou espaço e não possui mais um perfil de venda sazonal. “Hoje, o chocolate está presente no dia a dia e as vendas, antes concentradas em datas como Páscoa e Dia dos Namorados, se distribuem ao longo do ano transformando o chocolate num produto de consumo e de presente”, afirma Rizzo.

Atualmente, no Brasil, são 21 redes que trabalham com chocolate e buscam expansão através de franchising. Uma delas é a Fábrica di Chocolate. A empresa, com sede em Santa Catarina, encontrou uma alternativa diferente para o produto do cacau e comercializa em suas 47 lojas e quiosques a fondue express. “A ideia surgiu depois de perceber a enormidade de frutas disponíveis em nosso País e a facilidade de apresentar uma composição saudável com chocolates. O mundo já conhecia as famosas fondues, porém, isso estava longe do consumo em massa, proposta que só se iniciaria com o franqueamento da marca no Brasil”, conta o Gestor de Negócios da Fabrica di Chocolate, Vladimir Santos

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