PROCEDIMENTOS PARA O CÁLCULO DO PIB

Segundo Barros, Fachinello e Silva(2009), existem três abordagens ao considerar o PIB do agronegócio, para regiões e setores, sendo que estas abordagens obrigatóriamente levam às mesmas estimativas do PIB.

Uma primeira alternativa seria calcular o valor da produção de bens e serviços finais, ou seja, que vão até o consumidor final, aos estoques ou ao exterior.
Para fazer isso, seriam somados os valores de (a) consumo das famílias, (b) bens de capital novos e de reposição, (c) as variações nos estoques, (d) as compras governamentais e (e) as exportações, do total seria subtraido o valor dos bens adquiridos no exterior(importações). Este procedimento seria recomendado quando se pretende calcular o PIB de um País ou Região, sem referência às contribuições de cada segmento ao longo das cadeias produtivas.

Uma segunda alternativa seria, partindo de matrizes de consumo produto - MIP, calcular o valor adicionado em cada segmento de cada setor da economia. Esse valor adicionado é o PIB do segmento referido e é obtido a partir do valor bruto da produção(volume produzido vezes preço de mercado). Por definição valor adicionado de um segmento é o VBP menos o valor dos bens e serviços adiquiridos - ou seja, insumos - que desaparecem(ou melhor, são transformados completamente no produto no período considerado). A economia é então um grande conjunto de cadeias produtivas, que sequencialmente envolve diversos segmentos, que produzem insumos para o segmento seguinte. Por exemplo, o segmento de insumos agrícolas(fertilizantes, p. ex.) vende sua produção ao segmento da agropecuária. As compras da agropecuária constituem o VBPi do segmento dos insumos. O PIBi dos insumos é o valor VBPi menos os seus próprios insumos(materias adquiridas para fazer fertilizantes p. ex.). Já o PIBa da agropecuária será o VBPa desse segmento menos o valor dos insumos adquiridos do segmento a montante(segmento de insumos)ou seja, VBPi menos os estoques, caso haja.

Uma terceira alternativa para se medir o PIB seria somar a remuneração recebida pelos fatores de produção de cada segmento, ou da cadeia como um todo, ou mesmo o conjunto delas, formando o agronegócio.Assim o PIB seria constituído pela remuneração ao trabalho(salário e equivalentes), capital fisíco(juros e depreciação) terra(aluguel ou juros), e lucro. Quando o PIB cresce, os detentores do trabalho, capital e terra bem como o empresário, podem repartir entre si uma renda real maior.

Comentários

Postagens mais visitadas