O nim é uma planta considerada excepcional, em função dos seus múltiplos usos. Pertencente à família das meliáceas – mesma família do mogno,cinamomo, andiro a e cedro -, apresenta crescimento rápido, alcançando até 15 metros de altura e 2,5 metros de diâmetro, o que o coloca entre as madeiras nobres para a construção civil e de móveis. De clima tropical, o nim se desenvolve bem em clima com temperaturas acima de 20ºC, e é resistente a longos períodos de seca. Além de suas propriedades medicinais, comprovadas, o nim é largamente utilizado como defensivo natural no controle de diversas pragas agrícolas, podendo, ainda, ser utilizado em reflorestamentos e em sistemas agroflorestais, inclusive em áreas degradadas.

No uso veterinário, as folhas de nim, misturadas ao alimento do gado, ou em aplicação de extratos foliares ou de sementes, vêm sendo indicadas no controle natural de carrapatos, de moscas-do-chifre, e como vermífugo. As suas flores são muito procuradas pelas abelhas que desempenham importante papel na polinização da planta, e ainda na produção de mel. Já o fruto, quando maduro, apresenta polpa amarelada e casca branca, e produz um óleo muito procurado pelas indústrias de cosmético. A produção de frutos ocorre após o segundo ano de campo, chegando cada planta a produzir de 30 a 50 quilos, a partir do quinto ano de plantio.


donalvam@live.com

Comentários

  1. Interessante, várias são as opções de espécies arbóreas que trazem muitos benefícios em ambos aspectos para o produtor e que podem ser utilizadas de forma integrada com outras atividades, basta apenas a escolha da espécie que melhor se adequa à região e aos interesses da propriedade em questão.

    ResponderExcluir
  2. Curti essa árvore, nunca tinha ouvido falar, ela serve pra muitas coisas isso que é o diferencial...=D

    ResponderExcluir
  3. Escolha muiot acertada vejo que o PER tem dado nova visão a respeito do uso de diferentes alternativas para o empreendedor rural.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Venho aqui nesse início de ano agradecer a todos os colaboradores por suas contribuições

Postagens mais visitadas