Sistema Silvipastoril e bovinocultura leiteira

     O grande problema da pecuária nacional além da estacionalidade das pastagens é o fato da condição climática a qual estas se encontram provocar stress térmico nos animais, o que apresenta alterações no desempenho produtivo do animal, principalmente para aqueles que se encontram sem proteção.
   O Sistema Silvipastoril (SSP) é a combinação de árvores, pastagem e gado numa mesma área ao mesmo tempo e com manejo integrado, maximizando o uso da área evitando sua degradação, além de recuperar áreas já degradadas. Dessa forma, a criação de animais com árvores dispersas na pastagem, árvores em divisas e em barreiras de quebra-ventos, podem reduzir a erosão, melhorar a conservação da água, reduzir a necessidade de fertilizantes minerais, capturar e fixar carbono, diversificar a produção, aumentar a renda e a biodiversidade, melhorar o conforto dos animais e muito mais.
    Tendo em vista que as raças bovinas mais utilizadas na produção de leite são de origem européia, sofrem muito mais com as elevadas temperaturas do que as raças bovinas de clima tropical, assim quando falamos de criação extensiva ou semi-extensiva torna-se necessário tomar medidas para minimizar o stress que esses animais passam e que se reflete na sua produção. 
   A utilização de árvores na pastagem também resulta em lucros para o produtor além do advindo da produção de leite, já que as árvores tem potencial econômico ( madeira, frutos, medicinais, adubação, etc...). O Eucalipto é uma boa opção pois se adequa muito bem ao sistema e ainda pode ser vendido para produção de madeira já que um só plantio resulta em 3 cortes à um período determinado de tempo, e representa um  ótimo investimento futuro com rentabilidade.

Fabíola Alves Lino - Graduanda do 7º período de Zootecnia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
email: fabiola-lino@hotmail.com / fabiolalino@zootecnista.com.br
fone: (62) 91611262

Comentários

  1. Como nos tornamos empreendedores, foi dada uma única oportunidade e você soube agarra-la com determinação, parabéns pela ousadia de ser uma mulher EMPREENDEDORA

    ResponderExcluir
  2. parabéns, esse artigo é muito interessante,realmente o que se vê pelas pastagens principalmente de goiás são simplesmente pastagens.
    Essa é uma excelente saída.
    obrigo por compartilhar conosco!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada. As idéias não são nadas se guardamos apenas para nós pois nunca se tornarão realidade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Venho aqui nesse início de ano agradecer a todos os colaboradores por suas contribuições

Postagens mais visitadas