Vigilância Agropecuária

As atividades de vigilância agropecuária internacional são de responsabilidade do Ministério da Agricultura e objetivam impedir a entrada e disseminação de pragas e agentes transmissores de doenças, que ameaçam a agropecuária, garantindor a sanidade e a qualidade dos produtos importados.

O Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), vinculado à Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), atua na inspeção e fiscalização do trânsito internacional de vegetais, seus produtos e subprodutos. A fiscalização é feita nos portos organizados, aeroportos internacionais, postos de fronteira e aduanas especiais.

Para organização dos controles oficiais de vigilância agropecuária internacional, o Ministério da Agricultura recomenda que os importadores ou responsáveis pelas importações de vegetais e produtos vegetais notifiquem previamente a natureza dos produtos e data de chegada ao Brasil. De acordo com a legislação, o trabalho da vigilância agropecuária também objetiva evitar danos ao meio ambiente, certificando a qualidade dos produtos importados e evitando prejuízos à economia brasileira.

O Manual de Procedimentos Operacionais da Vigilância Agropecuária Internacional é o instrumento utilizado pelos fiscais federais agropecuários na inspeção e fiscalização do trânsito internacional de vegetais.

Comentários

  1. A Tecnologia da Informação é uma das áreas que mais se desenvolve em vários setores da economia e não poderia ser diferente no agronegócio. Dados sempre atualizados e transmitidos de maneira rápida são essenciais para a garantia da boa execução de ações voltadas para a defesa agropecuária de qualquer país.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Venho aqui nesse início de ano agradecer a todos os colaboradores por suas contribuições

Postagens mais visitadas