O processo de construção de liderança

Capacitação de Recursos Humanos



O processo de construção de liderança

Portal RH - Jerônimo Mendes

Em geral, a construção da liderança é um processo ignorado pela maioria das organizações, principalmente quando se sabe que nem ninguém nasce líder, nem todos os líderes levam a resultados e nem todos os que chegam ao topo são líderes. Para não incorrer no mesmo erro e se tornar um líder por excelência, você deve procurar compreender etapa por etapa do processo.

Autoavaliação: você está pronto para ser líder? Possui competências ou habilidades básicas necessárias para o bom desempenho do cargo? Conhece as atividades relacionadas ao cargo em questão? Conhece as suas principais deficiências? Sabe pensar estrategicamente ou ainda está muito ligado ao operacional?
Internalização: você estudou as características básicas de um líder? Analisou os atributos de um líder de alto desempenho, mapeou suas competências, conhece seus pontos fortes e sabe exatamente quais os pontos fracos a serem trabalhados? Você está pronto para iniciar o processo de aprendizado da liderança?
Mudança de hábito: de posse do conhecimento das características, competências e habilidades imprescindíveis para assumir tamanha responsabilidade, você está disposto a imprimir o esforço necessário para mudar a sua forma de pensar e agir perante seu novo chefe, sua nova equipe, seus novos pares e concorrentes?
Maturidade: você entende, finalmente, que a liderança é um processo constante de aprendizado, portanto, além de suportar a pressão pela conquista de resultados cada vez melhores, precisa renovar-se dia a dia para manter a posição sem abrir mão dos seus princípios?

Os lucros saudáveis são essenciais porque constituem o combustível imprescindível para o sucesso dos negócios, entretanto, o lucro não deve vir em primeiro lugar. Os lucros são o subproduto de um negócio bem administrado que passa, inevitavelmente, pela liderança bem fundamentada em todos os níveis hierárquicos da organização.

Conquistar um cargo de liderança é fácil. Manter-se íntegro sob pressão depende de um processo longo e doloroso de construção da liderança baseada em princípios e valores sólidos que transcendem a figura do próprio líder. Pense nisso e seja feliz!

Comentários

Postagens mais visitadas