Folheto Informativo nº 01


Manejo Sanitário – Calendário Profilático

A sanidade dos bovinos através de vacinações e vermifugações como forma de prevenção tem grande importância na condução dos sistemas de produção de leite impedindo a disseminação de doenças e aumentando os lucros. Para um bom manejo sanitário dos animais faz-se necessário elaborar um calendário profilático, esquematizando as épocas de vacinações e vermifugações.

Há vacinas que são aplicadas em todo rebanho, somente em certas categorias e outras são dependentes da idade do animal. Tem-se também as vacinas obrigatórias por lei, como é o caso da aftosa e brucelose, outras tornan-se obrigatórias não por lei, mas pelo fato de que sem elas fica quase impossível a criação de bovinos, como é o caso das clostridioses e em regiões específicas ainda é preciso vacinações contra a raiva.

É importante obter orientações de um médico veterinário para montar um calendário profilático uma vez que cada região e cada propriedade devem ter diferentes necessidades.

O manejo sanitário não baseia-se somente em vacinas mas também na higiene das instalações, do rebanho, dos equipamentos de ordenha e principalmente no manejo inicial das bezerras. Ao nascimento o fornecimento do colostro é muito importante, pois apesar de não aparecer nos calendários profiláticos é neste produto que está as imunoglobulinas indispensáveis as primeiras horas de vida das bezerras e que no futuro irá interferir no desempenho e saúde deste animal.

Para o controle dos carrapatos existe um teste chamado de biocarrapaticidograma que tem o objetivo de medir a resistência do carrapato da propriedade aos produtos existentes no mercado e assim oferecer no resultado do teste qual o melhor produto para o controle na propriedade específica. A principal espécie de carrapato que compromete a produtividade da pecuária bovina no Brasil, comumente chamado de carrapato-do-boi, denomina-se Boophilus microplus e os prejuízos causados por esse ácaro pode ser visível influenciado na aparência do rebanho (direta) e também promove alterações fisiológicas (indireta), comprometendo a produção de leite dos animais.

A verminose é uma doença parasitária que afeta os bovinos ocasionando emagrecimento, papeira, barriga estufada, anemia, pêlos arrepiados e sem brilho, diarréias, falta de apetite e dependendo da intensidade pode levar à morte do animal. A vermifugação adequada é aquela feita com base em exame laboratorial de fezes (OPG), que determina o tipo de produto a ser aplicado, a época e faixa etária mais conveniente, mas infelizmente, isso raramente é feito. Portanto o controle estratégico da verminose bovina é preventiva e o mais correto nestas situações é usar respeitando as dosagens indicadas na bula dos vermífugos, pois os vermes tem a capacidade de desenvolver resistência pelo mau uso dos vermífugos através de sub-dosagens ou excesso de aplicações. Economizar em vermífugo pode sair mais caro para o pecuaristas.

Para se chegar a um controle eficiente e econômico é necessário cuidar não só dos animais mas também do nível de contaminação da pastagem pois esta determina a gravidade das infecções.

Kennia Machado

ZOOTECNISTA PUC-GO
062 99021310

email: kenniabmachado@gmail.com
Skype: kenniamachado

Comentários

  1. Bom ver que de alguma forma nosso trabalho no campo pode fazer a diferença principalmente na conquista de qualidade de vida para os Produtores Rurais, parabéns pela iniciativa Kenia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Venho aqui nesse início de ano agradecer a todos os colaboradores por suas contribuições

Postagens mais visitadas