5 atitudes de sucesso para um projeto de sucesso

Administradores - Paula Zago

Todos nós sabemos que no mundo corporativo não existe "receita de bolo" para que possamos seguir e obter um resultado "certeiro". Mas, existem caminhos pelos quais podemos seguir (e que com certeza, nos auxiliarão nesta caminhada) que podem ser encarados como dicas para a sobrevivência em um mercado cada vez mais competitivo.

Segue uma listinha básica de 5 atitudes

, que ao meu ver, são fundamentais para um projeto de sucesso. São elas:

Organização:
A organização é a palavra-chave para obter sucesso em qualquer área, a qualquer momento. Quando há organização, há clareza de ideias e consequentemente, tudo flui melhor. Nos projetos, a organização assume um papel importantíssimo, principalmente quando o projeto envolve históricos, pesquisas e diversas outras informações. Quando há organização, há informação certa, na hora e momento certos.

Planejamento:

Sem dúvida alguma, o planejamento é o "start" do projeto. Nele consta todas as etapas necessárias para o desenvolvimento do projeto, bem como quais as estratégias (o que será feito) e quais as táticas (como será feito) em cada etapa. Resumindo, é a partir daqui que o projeto inicia e é "desmembrado" para que sua realização seja possível.

Metas e Objetivos:

Ter em mente a quantidade de horas que um projeto será realizado não é o suficiente. É necessário traçar metas e objetivos. Saber quais os prazos mínimos e máximos que cada processo do planejamento será concluído, e principalmente, qual o objetivo que se quer alcançar. Para cada objetivo há uma ação e, para cada ação, prazos e metas. Portanto, um cronograma bem elaborado auxiliará e muito no decorrer do desenvolvimento do projeto.

Disciplina:

Para que tudo ocorra da melhor maneira possível, é necessário ter disciplina. Isto serve para todos os momentos. A disciplina é responsável por fazer com que o projeto evolua, de maneira adequada. Com disciplina, um projeto consegue sobreviver e render bons frutos. Portanto, exija que a disciplina esteja presente 100% em sua equipe, assim, todos poderão beneficiar-se com os excelentes resultados conquistados.

Feedback:

O projeto não termina na entrega do mesmo. Na realidade, "terminar" não seria a palavra adequada. Acredito que, neste caso, podemos utilizar a palavra "finalização do ciclo". Pois ao final de cada projeto, é importante que seja recolhido um feedback dos membros da equipe e clientes, em relação as etapas realizadas, ao produto/serviço final, e demais pontos importantes que estiveram envolvidos no projeto. Com estas informações em mãos, é possível traçar um novo planejamento, com os detalhes acertados, e assim, um novo ciclo será iniciado, com novas propostas, baseado em um conjunto de informações reais.

Portanto, podemos dizer que um projeto quando bem organizado, planejado, com metas e objetivos traçados, desenvolvido com disciplina e aperfeiçoado após os feedbacks recebidos, fará com que a empresa possa, cada vez mais, atender ao cliente da melhor maneira possível, entregando produtos/serviços altamente qualificados.

Comentários

Postagens mais visitadas