O QUE É UM ARRANJO PRODUTIVO LOCAL ?

conceito

Arranjos produtivos Locais são formados por um conjunto de atores econômicos, políticos e soicias, localizados em uma mesma região, devenvolvendo atividades produtivas especializadas em um determinado setor e que apresentam vínculos expressivos de produção, interação, cooperação e aprendizagem.
Este Arranjo Setorial inclui empresas produtoras de bens e serviços finais, fornecedora de insumos, prestadoras de serviços, comercializadoras, clientes, cooperativas, associações e representações e demais organizações voltadas à formação e treinamento de recursos humanos, informação, pesquisa, desenvolvimento e engenharia, promoção e financiamento.
É evidente que nem sempre poderemos encontrar arranjos que tenham todas as caracteristica citadas acima. Mas o importante são as oportunidades geradas por esses aglomerados o que é por si só um pré requisito para a competitividade.
No setor agrícola o papel de um arranjo produtivo pode ser de fortalecer grupos de interesse que fora dessa tipiticação poucas chances teriam no mercado cada vez mais competitivo.
Em outra oportuidade falaremso específicamente de alguns Arranjos Produtivos de interesse para nós ligados a ao setor rural.

Comentários

Postagens mais visitadas