Investimentos: Mercados de Futuros e Agrícola

Investimentos
Mercado de Futuros e Agrícola
O objetivo do Mercado de Futuros e Agrícola é oferecer instrumentos financeiros para compra e venda de produtos agrícolas, protegendo o seu negócio de oscilações de preços.
Ele funciona como uma bolsa de valores. Produtor e comprador fixam, antecipadamente, os preços das mercadorias e marcam um prazo para finalizar a transação com a garantia de todas as partes envolvidas no negócio.

Principais Características:

» Padronização: os contratos são todos padronizados variando apenas a quantidade de contratos e o preço.

» Ajuste Diário: um mecanismo em que as posições mantidas pelos clientes nos Mercados Futuros são acertadas financeiramente, todos os dias, conforme apresentam ganho ou perda em relação ao preço de ajuste do dia anterior ou ao preço do dia.

» Margem de Garantia: é um depósito efetuado na bolsa, que deve ser mantido até o vencimento ou liquidação do contrato, que tem a finalidade de minimizar o risco de inadimplência das partes. São aceitos os seguintes ativos como margem: dinheiro, ouro, ações, cartas de fianças, CDB.

Liquidação:

» Antes do Vencimento: mediante operação inversa.

» Por entrega: o vendedor entrega a mercadoria, objeto da negociação, dentro dos padrões exigidos pela BM&F, sendo que ela deverá estar classificada e estocada em armazém credenciado.

Comentários

Postagens mais visitadas