EXPERIÊNCIAS QUE PODEM MUDAR A REALIDADE DE DIFICULDADES NO CAMPO

Seminário apresenta experiência de sucesso
com pequenos agricultores no Distrito Federal
Evento marca o encerramento de um projeto conjunto
de três anos entre Embrapa e Emater-DF em prol
do desenvolvimento rural sustentável.


Divulgação/ACE
Brasília, 20 de setembro de 2010 – A Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a partir de duas de suas 45 unidades de pesquisa, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e Embrapa Hortaliças, ambas localizadas em Brasília, DF, e a Emater-DF promovem amanhã (21/09) no auditório Assis Roberto De Bem da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, de 13 às 18 horas, seminário sobre o “Projeto Biodiversidade e Transição Agroecológica de Agricultores Familiares”. O evento deve contar com cerca de 150 pessoas, incluindo agricultores, técnicos, pesquisadores, professores, estudantes universitários, além de representantes do CNPq, Fundação de Apoio à Pesquisa no Distrito Federal (FAP-DF), entre outras instituições.

O projeto vem sendo desenvolvido desde 2007 com o objetivo de apoiar os agricultores familiares na transição agroecológica de suas propriedades agrícolas o que significa adequar os sistemas de produção tradicionais às bases ecológicas exigidas pelo mercado atual. Essa concepção de desenvolvimento baseada na sustentabilidade é feita de forma participativa com os agricultores através de modelos tecnológicos menos agressivos ao meio ambiente visando à produção de alimentos limpos.

Durante o período de realização do projeto, foram implantadas algumas tecnologias e práticas de transição agroecológica em propriedades no DF, como por exemplo, a utilização do sistema de policulturas; rotação planejada de culturas incluindo espécies nativas e exóticas em agroflorestas, além de cercas vivas, entre outras e no seminário serão apresentados os resultados obtidos.

O projeto foi desenvolvido pela Emater-DF, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e Embrapa Hortaliças com apoio do CNPq/MCT; Secretaria da Agricultura Familiar (SAF/MDA) e da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (SESAN /MDS).

Resultados e ações futuras
O seminário vai proporcionar aos participantes a oportunidade de debater e conhecer novas experiências, bem como referências práticas sobre o incremento da biodiversidade funcional em propriedades agrícolas familiares e seus desdobramentos visando ao alcance de graus mais elevados de sustentabilidade em variadas dimensões.

Segundo o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Edison Sujii, o seminário vai apresentar os resultados finais aos agricultores que participaram no projeto e às instituições de pesquisa, ensino e fomento, além de estudantes envolvidos em seus três anos de execução. “O projeto está se encerrando, mas estamos submetendo propostas em diferentes editais, como da Petrobrás, por exemplo, para dar continuidade a várias atividades”, afirma.

O desenvolvimento rural sustentável é uma forma de reverter a degradação ambiental, melhorar a qualidade dos alimentos e diminuir a dependência dos agricultores dos insumos químicos industriais. Além disso, pode contribuir para que os pequenos agricultores consigam entrar no mercado de produtos orgânicos, que vem crescendo muito no Brasil, acompanhando as tendências atuais de consumo por produtos mais saudáveis e nutritivos.


Fernanda Diniz , jornalista/ACE

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (61) 3448-4769 e 3340-3672

Comentários

Postagens mais visitadas