AMOSTRAGEM DO SOLO PARA ANÁLISE

AMOSTRAGEM DO SOLO PARA ANÁLISE

A primeira e mais crítica etapa para obter uma correta recomendação de calagem e adubação para obtenção de produtividades rentáveis é o processo de amostragem do solo a ser cultivado para, em seguida, proceder-se à análise química em laboratório.

Os cuidados com a coleta de amostras de solo devem merecer atenção especial do agricultor, porque um erro na amostragem pode comprometer as etapas seguintes para a definição da quantidade de calcário e adubos a serem utilizados na lavoura, ou seja, a análise não corrige os erros cometidos no momento da coleta da amostra.

Para se obter amostras de solo que sejam representativas da área a ser cultivada, deve-se adotar os seguintes passos:


Subdividir a área a ser amostrada em glebas ou talhões homogêneos quanto à cor do solo, textura (maior ou menor presença de areia), grau de drenagem, tipo de vegetação ou cultura anterior, declividade, histórico de uso e manejo.

As amostragens devem ser feitas coletando-se amostras simples em 20 pontos ao acaso (caminhando em ziguezague) em cada gleba ou talhão homogêneo. Misturando-se bem as amostras simples, obtém-se uma amostra composta, da qual separam-se mais ou menos 300gramas em saco plástico limpo, que, por sua vez, devem ser colocadas dentro de outro saco plástico, junto com a etiqueta de identificação da amostra e a ficha com as informações adicionais que ajudam na interpretação dos resultados da análise. Esse cuidado deve ser tomado para evitar que a umidade da terra estrague a etiqueta e o formulário.

A profundidade de coleta de cada amostra simples deve variar de acordo com o tipo de cultivo das culturas anuais (convencional aração e gradagem - ou plantio direto), culturas perenes (formação ou produção), pastagens (formação ou manutenção) e campo natural sem revolvimento do solo.

- Culturas anuais com sistema de cultivo convencional (aração e gradagem), formação de culturas perenes e de pastagens, e até a 6ª cultura anual sob sistema de plantio direto adubada em linha: amostrar a camada de 0 a 20 cm de profundidade.

- Culturas anuais sob sistema de plantio direto após a 6a cultura adubada em linha, produção de culturas perenes e manutenção de pastagens formadas: amostrar a camada de 0 a 10 cm de profundidade. Também, em campo natural sem revolvimento do solo, amostrar a camada de 0 a 10 cm.

Observação: para culturas anuais em sistemas de plantio direto, as amostras simples devem ser coletadas com a pá-de-corte, numa fatia de 3 a 5 cm, transversalmente aos sulcos e até a profundidade desejada. Nesse caso, como cada amostra simples é constituída, não de um ponto, mas de uma faixa no solo, recomenda-se 8 a 10 amostras simples para formar uma amostra composta.

É recomendável, também, proceder de quando em vez, a amostragem de camadas mais profundas do solo (20 a 40 cm e às vezes de 40 a 60 cm) com o objetivo de se detectar a ocorrência de barreiras físicas (pedregosidade, compactação) ou químicas (toxidez de alumínio, deficiência de cálcio), que impedem o crescimento radicular em profundidade, limitando a absorção de nutrientes e água. Nesse caso o número de amostras simples que irão formar a amostra composta pode ser reduzido à metade.

Em culturas perenes já implantadas (fruticultura, cafeicultura), as amostras simples devem ser coletadas na faixa que recebe as adubações, ou seja, da projeção da copa para dentro.

Não coletar amostras próximo a casas, brejos, voçorocas, caminhos de pedestres, formigueiros etc, e nunca utilizar recipientes usados ou sujos como sacos de adubo, cimento, embalagens de defensivos ou saquinhos de leite para acondicionar as amostras.

A época de coleta e envio das amostras ao laboratório é variável, mas o ideal para culturas anuais é no início do período de seca e com boa antecedência em relação ao plantio. Nessa época, o solo ainda apresenta certa umidade, o que facilita os procedimentos de amostragem e o agricultor terá tempo suficiente para planejar a compra do calcário e dos adubos. Para culturas perenes em produção, a amostragem deve ser feita preferencialmente logo após a colheita.


A análise, na mesma gleba, deve ser repetida em intervalos que variam de 1 a 4 anos. As áreas cultivadas intensivamente (2 ou mais safras por ano) ou de altas produtividades devem ser analisadas anualmente.


Deve-se guardar os resultados das análises de uma determinada gleba ou talhão para comparações futuras visando o acompanhamento das modificações da fertilidade do solo.


É importante que o agricultor se informe, em sua região, dos laboratórios que realizam análises para avaliação da fertilidade do solo como base para uma correta calagem e adubação de sua lavoura. Essas informações podem ser obtidas nas agências da EMATER, nos escritórios do Ministério e das Secretarias da Agricultura, nos escritórios de planejamento e empresas de insumos.


Interpretação da análise do solo
A interpretação dos resultados das análises dos solos realizadas em laboratórios assim como os cálculos de doses de calcário e adubos, para cada cultura em particular, devem ser feitos sob a orientação de um engenheiro agrônomo. Esse profissional, com base nas recomendações oficiais por Estado, de calagem e adubação para as mais diversas culturas, das informações que constam do questionário sobre o ambiente geral da gleba ou talhão e do histórico de manejo irá ajudá-lo na tomada de decisão que seja técnica e economicamente mais adequada

Comentários

  1. Em todos os projetos que envolvam atividades agrícolas não podemos esquecer desse importante item na hora da elaboração do projeto

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Venho aqui nesse início de ano agradecer a todos os colaboradores por suas contribuições

Postagens mais visitadas