COMERCIALIZAR É MAIS DO QUE O FIM DE UM PROCESSO É UMA ARTE EM SÍ

É muito comum as pessoas pensarem que, para iniciar uma atividade produtiva, basta saber
produzir bem. Mas a nossa atividade, para dar certo, só se conclui quando o produto tiver sido
vendido, o comprador tiver pago e satisfeito com a compra realizada. É neste momento que os recursos gastos nos custos de produção retornam para o empreendedor. Quando o produto está pronto para ser vendido, todos os gastos necessários à sua produção já foram realizados. Portanto, as perdas, nesta fase, saem muito caras. Esta é uma das grandes dificuldades normalmente enfrentadas, e tem sido motivo de muita frustração. Quem produz tem que vender e, para isso, tem que conhecer bem:

o seu produto, suas principais características e vantagens, para saber falar sobre ele;

o seu mercado comprador (lojas, feiras, porta em porta, merenda escolar) e as exigências desse mercado;

os produtos similares ou concorrentes, as vantagens e desvantagens em comparação com o nosso, inclusive o preço.

E não basta esse conhecimento. É preciso sair vendendo. Só se aprende a vender, com a prática da venda.
No caso dos produtos agrícolas, é exatamente isso o que o atravessador sabe e que nós precisamos aprender. Muitas vezes, o atravessador sabe mais sobre a capacidade de produção de uma associação do que a própria associação. Ele conhece o mercado. Conhece o mundo de fora da nossa roça. Ele conhece os produtores e sabe quanto cada um produz. E sabe também onde estão os compradores. E é com os compradores que ele fica sabendo os preços. No caso dos produtos agrícolas, portanto, para que possamos entender como funciona o processo de comercialização, precisamos responder a seguinte pergunta:

o que o atravessador sabe e que nós não sabemos?
O atravessador está em condições de comprar os produtos e vende-los rapidamente. Isto lhe
permite trabalhar com um capital de giro muito pequeno. A informação é a base para saber
onde podemos vender melhor os nosso produtos. O que nos interessa é buscar quem paga o
melhor preço, mesmo se estiver longe. Desde que o preço do transporte compense. Na
maioria das vezes, contudo, o melhor mercado é o mais próximo.
Portanto, buscar
informações sobre o mercado é a primeira coisa que devemos fazer quando queremos
comercializar melhor nossos produtos.


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