TRABALHO EM GRUPO....

O grande desafio deste trabalho em grupo é exercitar nossos relacionamentos e nossa habilidade de cooperar e dar suporte uns aos outros. A cooperação faz parte de uma série de desobertas que o homem fez em sua jornada rumo a colonização do planeta.
E por que sentimos que o ato de cooperar em alguns agrupamentos humanos é áruduo e penoso?
Primeiro devemos ver a cooperação como uma ferramenta que lançamos mão sempre que nos sentimos ameaçados, seja como individuos, ou como grupo.
Mas como extender o ato de cooperar para além desses momentos ameaçadores em nossas vidas.
Vamos voltar a um tempo não muito distânte quando, nossos avôs ainda na roça mantinham um velho costume herdado de seus antepassados que consistia em partilhar algo que era feito para a família com seus vizinhos mais próximos, que constumeiramente ouviamos eles os chamarem de "compadres". Me recordo que era comum quando matavam um capado para as despesas da casa, que um pedaço sempre era reservado para ser enviado a comadre ou compadre que distante, ao receberem aquele agrado, o fazim de bom grado, e nunca a vasilha onde ia a "porva"voltava para casa vizia.
muitos anos mais tarde quando li um fragmento de texto que falava a respeito da Dádiva, me veio a mente com clareza que aquele ato de dar algo ao vizinho nada mais era do que o exercício da Dádiva.
Por tanto o pleno exercício da Dádiva consiste em dar, receber e retribuir esse é o prícipio comum de seu exercício, curiosamente percebi lendo mais a respeito que ela está presente em praticamente todas as comunidades humanas estudadas, é quase que um código de conduta que carregamos impresso em nosso DNA, mas o que tem a Dádiva com o trabalho em grupo, com o ato de cooperar?
Praticamente tudo, pois a cooperação nasce do exercício pleno da Dádiva é no ato de ver o outro como um igual que somos convidados a cooperar para que juntos possamos vencer uma adversidade qualquer, que já não é minha, nem sua, mas passa a ser de todos que se lançam a essa jornada. Confesso que, vejo as adversidades tomarem seu real dimensionamento quando passam a ser tratadas pelo grupo, aquele problema que parecia intransponível passa a ser visto como realmente é. é esse o grande milagre humano uma conexão que o grupo faz de si e dos outros e só assim somso fortes como devemos ser pois a seleção natural nos fez aparentemente frágeis frente ao meio ambiente, mas estupendamente fortes quando o tratamos em grupo.
O trabalho em grupo desenvolve em nós compaixão e verdadeira e profunda amizade. O
espírito humano expressa-se em uma verdadeira "Comunhão, cooperação e amizade" está muito presente em encontros de grupos e internalizado em nós. Isso enriquece muito à todos."

Comentários

Postagens mais visitadas