ANÁLISE DE SENSIBILIDADE DE UM PROJETO

Muitos de meus alunos me perguntam como podem saber se seus projetos são efetivamente bons, se tem viabilidade para serem implantados, sempre haverá um grau de risco a ser corrido por cada um dos que se aventuram em efetivar seus projetos, mas um dos passos mais importantes seria fazer a análise de sensibilidade na qual pode se ver com um grau de confiabilidade relativamente bom se seu projeto é viável.
A análise de sensibilidade é utilizada para calcular o grau de risco de um projeto de investimento, ou seja, testa a estabilidade do projeto em termos de sua rentabilidade. Podem ser utilizadas várias metodologias para sua apuração, dentre elas alterações nas variáveis mais relevantes para a determinação da viabilidade econômica: variações nos preços de venda, variações nos preços de custo e variações nas quantidades vendidas.
Assim a análise de sensibilidade permite traçar diversos cenários na análise de viabilidade da produção e verificar até onde essa sensibilidade se mantém face às alterações, com diversos graus de intensidade nas variáveis mais importantes.
Em seus projetos podemos variar os custos de produção, as receitas, tudo isso pode servir para cosntruir cenários possíveis, assim poderá ver os impactos das variações dos custos e receitas, sobre a viabilidade econômica de seu projeto.

Comentários

Postagens mais visitadas