QUANDO O MERCADO NÃO É SUFICIENTE

A solidariedade é uma resposta des pessoas que se fazem solidárias com uma causa ou de pessoas que se organizam para enfrentar um desafio, uma ameaça comum. Ela é mais do que "fazer algo", significa assumir uma bandeira e procurar com outros, e em pé de igualdade, saídas para uma situação penosa ou percebida como injusta. Agora a função da econômia é produzir e distribuir os bens e serviços necessários ä sobrevivência e vivência da sociedade. No entanto a economia cumpre com esta função de maneira muito falha, pois existem grandes contingentes de pessoas e grupos privados que estão fora do sistema. Por isso, precisa haver instrumento para dar respostas concretas a esta realidade excludente e à dinâmica empobrecedora inerente ao sistema capitalista.
O projeto mulhe

res pimenteiras busca desta forma inserir grupos de mulheres agricultoras que possam ser capazes de se organizar em torno de um desafio comum o de ter sua própria renda tirada de uma atividade que muitas vezes é percebida como algo feito em fundo de quintal, dar um passo rumo a profissionalização desta atividade torna-se um desafio gigantesco para estas mulheres que encontram-se desprovidas de muitas das ferramentas necessárias para serem inseridas no mercado.
Mas o primeiro passo creio que tenha sido dado no instante em que passaram a pensar no cultivo de pimentas como sendo algo empreendedor para cada uma delas.

Comentários

Postagens mais visitadas