A LUCRATIVIDADE É TAREFA DE TODOS

Sem dinheiro a empresa não funciona.

Quem deseja criar uma empresa campeã precisa estar atento aos resultados. Seja você o presidente ou o contínuo, lembre-se: a empresa tem de dar lucro. Isso é tarefa de todos os funcionários.

Somente uma empresa saudável financeiramente pode garantir empregos, melhores salários e crescimento para todos.

Muita gente ainda encara o lucro como um pecado e se envergonha dele. Mas um negócio sem lucratividade é como uma pessoa se afogando: se algo não for feito imediatamente, a empresa morre — e sua morte trará desemprego.

Precisamos acabar com o tabu de que é errado querer ganhar dinheiro com o trabalho.

Para muitas pessoas, falar de dinheiro é mais difícil que falar de sexo!

Na hora de abrir um negócio, leve em conta, em primeiro lugar, sua real possibilidade de lucro.

Procure responder a estas perguntas:

1.O negócio é viável economicamente?
2.Há consumidores dispostos a pagar o suficiente para gerar lucros?
3.Você sabe o real valor do seu produto ou serviço?
4.Você está pronto para cobrar adequadamente pelo seu produto ou serviço?
5.Você visa ganhar dinheiro com seu negócio?

Se a resposta a uma dessas questões for não, pense melhor sobre o seu negócio e a sua ideia de ser empresário. Refaça seus planos.

Se a resposta à maioria delas for não, procure outra opção profissional.

Muitas pessoas sofrem por ter aberto negócios que, desde o início, não eram viáveis. Mas, mesmo que o negócio seja financiado pelo pai, pelo marido ou pela mulher do empresário, pode chegar uma hora em que o investidor se cansará de bancar esse “jogo de azar” e porá todo mundo na rua.

Quando o negócio não é lucrativo, as pessoas começam a brigar por migalhas. Querem tirar dos outros para poder ganhar um pouco mais.

Por outro lado, quando o negócio é rentável, você pode parar de pensar em dinheiro para começar a pensar em qualidade e trabalhar pela realização completa da sua capacidade.

Então, procure sempre garantir que o lucro faça parte do seu negócio.

Se você já tem uma empresa em funcionamento, observe se o pessoal que a administra está preocupado com a lucratividade. Se não estiver, é preciso rever isso e corrigir o rumo. Provavelmente, o seu pessoal ainda não percebeu que o emprego de cada um deles depende dos lucros do negócio.

Somente quando o negócio vai bem, todos podem receber sua parcela de benefícios.

Um abraço,

Roberto Shinyashiki

Roberto Shinyashiki é empresário, palestrante e Doutor em Administração de Empresas, pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP).

Sua experiência como assessor empresarial inclui o suporte a governadores, ministros de estado, empresários, atletas olímpicos, artistas e outros profissionais em busca de realização profissional e pessoal.

Como líder de seminários organizacionais, compartilha toda sua experiência em programas que visam formar e especializar palestrantes sensacionais.

Médico psiquiatra e escritor, é autor de vários livros, entre eles: Os Segredos dos Campeões, Tudo ou Nada, Você a Alma do Negócio, Os Donos do Futuro e A Revolução dos Campeões. (www.shinyashiki.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas