Conceitos sobre competências

Compreende-se como competência, um saber agir de forma consciente e responsável, que
implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que agreguem valor à organização a ao indivíduo.
Um conceito mais moderno de competência é dado por Resende (2003) ao afirmar que a
competência está relacionada com uma condição diferenciada de qualificação e capacitação das pessoas para executar seu trabalho e desempenhar suas funções. Inicialmente o conceito é aplicado a pessoas; num segundo momento passou a ser usado também como requisitos de bom desempenho de equipes, unidades e de organizações.

Comentários

  1. Entre as múltiplas e diversas competências pessoais, emocionais e sociais podemos mencionar a organização de si mesmo; atitudes e hábitos corretos de trabalho; planejamento e controle do trabalho; estabelecimento de prioridades e sua execução; lidar com a sobrecarga de trabalho e de informação, bem como com o estresse e as pressões; cuidar da automotivação e dos seus colaboradores; gerenciar pessoas aproveitando melhor o seu potencial e as suas habilidades; treinar e desenvolver sua equipe; saber ouvir e dialogar com os outros; trabalhar em equipe; lidar com divergências de opiniões e harmonizar objetivos conflitantes; pensar de forma inovadora, descobrindo e explorando oportunidades.
    Para treinar e desenvolver essas habilidades pessoais básicas é preciso que o profissional busque conhecimento sobre temas como Administração do Tempo, Produtividade Pessoal e Eficácia no Trabalho; Organização de Informações, Documentos e Arquivos; Gerenciamento de Pessoas, Liderança, Motivação e Coordenação de Equipe; Inteligência Emocional, Relacionamento Interpessoal e Trabalho em Equipe; Comunicação para Resultados; Criatividade e Inovação nos Negócios.

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