Como calcular o volume de cavaco que uma floresta pode produzir?

A utilização de biomassa lignocelulósica para a obtenção de energia está em plena expansão no mercado brasileiro. Muitos produtores de madeira plantaram centenas de hectares pelo Brasil, e hoje necessitam comercializar esta lenha para o mercado nacional, ou até mesmo para o internacional. Mas como calcular o potencial de madeira para uma determinada área? Podemos estimar o volume de madeira através de cálculos simples. De acordo com a Figura abaixo, se adotamos a densidade da madeira sólida em 500kg/m3 (peso-seco) e depois empilharmos, teremos ao redor de 350kg/m3,(metro cúbico stéreo). E por fim, se processarmos esta madeira em cavacos teremos aproximadamente 170kg de madeira por metro cúbico.
volume-de-cavaco-floresta
Assim, para uma plantação com espécies de eucalipto, com incrementos anuais de 40m3 por hectare, após 7 anos de idade teremos em média 280 m3/ha. Se toda esta madeira for convertida em cavacos para a venda, teremos uma produção de aproximadamente 823m3. Aplicando se o preço de mercado (R$ 33,00m3 do cavaco), temos algo em torno de R$ 27.176,00 por hectare.
Na pratica para achar o volume de cavaco produzido, basta se dividir 500 ou 350 (kg/m3), pela densidade dos cavacos (170kg/m3). Com esses valores tem-se o volume de cavaco por hectare, bem como a estimativa de rentabilidade de acordo com o mercado referencial.
Fonte: O texto é do Prof. Dr. Juliano Bragatto www.elobiomass.com.br.

Comentários

Postagens mais visitadas