Produtores podem ter multas suspensas com 'Mais Ambiente'

Olhar Direto - Vinícius Tavares


Produtor rural que aderir ao programa Mais Ambiente, desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente, pode ter suspensas as suas multas e demais punições. A garantia é do secretário de Extrativismo do Ministério, o agrônomo Roberto Vizentin, que recebeu a reportagem do Olhar Direto, em Brasília, para uma conversa sobre a importância da preservação ambiental com produção agrícola sustentável.

Segundo ele, a iniciativa é similar ao que o Estado desenvolve através do MT Legal, que tem por objetivo a regularização fundiária das terras para o cumprimento da legislação ambiental.

As vantagens ao produtor que ingressar no Mais Ambiente são muitas, relata Vizentin. Ele explica que se o produtor recuperar a área de floresta que for desmatada, ele transforma as multas em serviços ambientais.

“Ou seja, ao invés de pagar para o governo um valor que muitas vezes é considerado alto, ele receberá um valor pelos serviços ambientais que presta para toda a sociedade”, afirma o agrônomo.

Quem ingressar no programa MT Legal também será incluído automaticamente no Mais Ambiente e poderá gozar dos mesmos benefícios que estão sendo concedidos pelo programa federal.

“Estamos fazendo um convênio com o Estado de Mato Grosso para integrar os cadastros dos produtores rurais incluídos nos programas”, salienta o secretário.

Segundo ele, se o interessado em ingressar no programa for pequeno produtor rural e a se sua propriedade possuir até quatro módulos fiscais, o governo federal fará o georeferenciamento, dará assistência técnica ao produtor, além de orientações na área ambiental e apoio financeiro para recuperação do passivo ambiental.

“Queremos que as entidades sejam multiplicadores deste processo educativo. O trabalho do governo na questão ambiental não deve ser meramente punitivo. Estamos mudando a página, colocando a agricultura e o meio ambiente como faces da mesma moeda”, argumenta Vizentin.

Comentários

Postagens mais visitadas