Visão do Negócio

Como imaginar obter sucesso no mundo dos negócios sem conhecer o mercado em que atua?

Ter uma ampla visão do negócio não é apenas importante, é determinante para qualquer profissional, em qualquer área de atuação. Geralmente, percebemos nas organizações um fato interessante: os profissionais da área comercial, de marketing, enfim, os profissionais que precisam obrigatoriamente relaciona-se com o mercado, em sua grande maioria, procuram estar atentos ao negócio, aos clientes, aos acontecimentos que impactam o seu ramo de atuação, afinal as suas estratégias dependem de tais informações. No entanto, as áreas internas da companhia, produção etc, salvo raras exceções, sequer sabem o que está acontecendo com o mercado, ocasionando as velhas desavenças entre área comercial e áreas internas da empresa.

O profissional do futuro, independente da sua função ou nível hierárquico, deverá antenar-se as questões relativas ao seu negócio: conhecer o público-alvo da sua empresa e o comportamento deste consumidor; compreender as especificidades do seu produto ou serviço; as particularidades do mercado e o market share da empresa; os principais concorrentes, enfim, deve conhecer a fundo o negócio.

A capacidade de entregar resultados, presente na Inteligência Empreendedora, depende inevitalvelmente da Inteligência de Mercado. Resultado sem estratégia pode custar mais caro ou tornar-se perecível. Resultados sustentáveis, que garantem a perenidade do negócio, são conquistados por uma estratégia bem elaborada, pensada por profissionais que vivem o mercado, que pensam global, que pensam fora da caixa.

Comentários

Postagens mais visitadas