JUSTIFICATIVA PARA APPCC na fabricação de alimentos para animais
Com o avanço do comércio mundial de alimentos para animais, aumentam também as exigências dos mercados em relação à qualidade e inocuidade dos alimentos produzidos e exportados para as diversas regiões do globo. A região da América Latina e Caribe é responsável por um ativo comércio de alimentos para animais e, portanto, deve responder de forma adequada às normas e práticas internacionais estabelecidas pelo Codex Alimentarius e tomadas como referência pela Organização Mundial do Comércio.
A Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle tem sido cada vez mais difundida na fabricação de alimentos para animais, controle de perigos na cadeia de alimentação de maneira proativa e é evidência necessária para a oferta de produtos seguros. Esta ferramenta tem sido frequentemente incluída nos documentos regulatórios dirigidos a indústrias e fornecedores e, consequentemente, se tornou parte dos controles oficiais do setor.
Mesmo sendo obrigatória por regulamentação de determinados países ou como parte dos documentos elaborados pelo Codex Alimentarius, a indústria e seus profissionais carecem de instruções e apoio na interpretação dos conceitos para que a capacitação dos países em relação à segurança de alimentos seja fortalecida.
Comentários
Postar um comentário
Venho aqui nesse início de ano agradecer a todos os colaboradores por suas contribuições