Decisões Estratégicas como toma-las na gestão do seu Negócio parte II

Modelos de decisão 

O processo de tomada de decisão será sempre passível de erros. O objetivo das técnicas é estruturar o processo decisório, ajudando a eliminar a improvisação e aumentar a certeza na tomada de decisões. Quando o gestor tem um processo estruturado para resolução de problemas, ele consegue assegurar uma decisão lógica, que seja coerente com o problema e que diminua a probabilidade dos erros.  
Simon (1977) apud Freitas et al. (1997) propõe um modelo dividido em três grandes fases com uma constante retroalimentação ou feedback, são elas:
  1. a) Inteligência ou investigação – Através da exploração do ambiente e do processamento dos dados buscam-se indícios para identificar os problemas e oportunidades.
  2. b) Desenho ou concepção – consiste na criação, desenvolvimento e análise dos possíveis cursos de ação; o tomador de decisão formula o problema, constrói e analisa as alternativas disponíveis com base em sua potencial aplicabilidade;
  3. c) Escolha – é a fase na qual é realizada a seleção da alternativa ou curso de ação entre aquelas que estão disponíveis; esta escolha acontece após a fase de desenho, onde o decisor busca informações para tentar garantir a melhor opção;
  4. d) Feedback – entre as fases que constituem o modelo, podem acontecer eventos em que fases já vencidas do processo sejam resgatadas; este “retorno” pode ocorrer entre a fase de escolha e concepção ou inteligência ou entre a fase de concepção e inteligência.

Comentários

Postagens mais visitadas