Decisões Estratégicas como toma-las na gestão do seu Negócio

O processo de tomada de decisões na gestão do agronegócio envolve inúmeras variáveis e deve ser pensado de forma estratégica. A complexidade das decisões requer que o administrador considere as influências internas e externas ao ambiente da decisão e quanto mais complexo for este ambiente, mais difícil é chegar às decisões corretas. O gestor deve levar em conta ao tomar uma decisão: os objetivos da organização; critérios de racionalidade; raciocínio; valores; crenças e recursos; informações.  

Tipos de decisão

Podemos considerar dois tipos de decisões: as programadas e as não programadas.
  • Decisões Programadas: São as decisões que se repetem; soluções da organização para situações de rotina. Elas resolvem problemas que já foram enfrentados outras vezes e que sempre surgem da mesma maneira. Nesses casos, não é necessário fazer diagnóstico, criar alternativas, e escolher um novo curso de ação.
  • Decisões Não Programadas: São pensadas para resolver problemas que os mecanismos padronizados não dão conta de solucionar. São situações novas, que surgem pela primeira vez, e que necessitam de ideias diferentes e novos modelos de resolução. É nessas horas que o gestor deve fazer uma ampla análise – entendendo o que é o problema em questão para poder solucioná-lo. As decisões únicas ou não programadas, normalmente, referem-se a questões de grande vulto e que possuem consequências econômicas de impacto.

Comentários

Postagens mais visitadas