COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS


Crianças e adolescentes precisam de um conjunto de competências cognitivas e socioemocionais para ser bem-sucedidas na vida moderna. Sabe-se que as competências cognitivas, incluindo as avaliadas por testes de conhecimento e notas acadêmicas, influenciam a probabilidade de sucesso em nível educacional e no mercado de trabalho. São preditivas de resultados mais abrangentes, como saúde declarada, participação politica e social e confiança. Competências socioemocionais como perserverança, sociabilidade e autoestima mostram-se capazes de influenciar varias dimensões da vida social futura, incluindo saúde melhor, e mais bem-estar subjetivo e menor possibilidade de envolvimento com problemas de conduta. As competências cognitivas e socioemocionais interagem entre si e possibilitam sucesso dentro e fora das escolas. Ajudam crianças a transformar intenções em ações, elevando a chance de se formar em Universidades, ter vida saudável e se afastar de comportamentos agressivos. Algumas das competências socioemocionais são moldáveis durante a infância e a adolescência. Cria-se, ai, oportunidades para que legisladores, professores e pais proporcionem ambientes de aprendizado adequado as crianças e jovens.
Embora todos reconheçam a importância das competências socioemocionais, tem-se muitas vezes pouca consciência sobre "o que funciona" para estimula-las e os esforços necessários para medi-las e fomenta-las.
 
 
 
 
 
 

 

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