UVA É ATRAÇÃO PRINCIPAL DE EVENTO EM TUCUNDUVA
Nos dias 28 e 29 de dezembro, a uva será motivo de festa em Tucunduva, município que possui em torno de 35 hectares da fruta. Neles, a média de produção chega a 15 toneladas por hectare. A celebração da colheita da uva, que dá nome ao evento, “Vendimia” ou “Vindima”, será realizada na propriedade de Roque Cembranel, na saída para Horizontina.
Fruta in natura, vinho, suco e geleia de uva serão algumas das delícias que poderão ser apreciadas entre as 9h e 20h desta sexta-feira e deste sábado. Quem desejar pode adquirir as frutas também no sistema “colha e pague”, com possibilidade de colher na hora, embaixo do parreiral. Além dos derivados da fruta, também serão comercializados outros produtos coloniais como salame, copa, amendoim, ameixa, amora, rapadura, pão e cuca.
De acordo com o vice-presidente da Coopervino e um dos organizadores do evento, Dejalma Turra, a maioria dos 35 agricultores familiares associados à cooperativa participarão da terceira edição do evento com seus produtos. “Nossa proposta é divulgar a cadeia produtiva da uva no município. No próximo ano, pretendemos ampliar o evento e realizar uma grande Festa da Uva”, comenta Dejalma.
O encerramento do evento, no sábado à noite, será celebrado com uma confraternização de integrantes da Coopervino e Círculo Trentino, caso não chova.
Na região, segundo o assistente técnico regional em Fruticultura da Emater/RS-Ascar, engenheiro agrônomo Gilmar Francisco Vione, 119 hectares de uva foram cultivados neste ano, com produtividade média de 19 toneladas por hectare, sendo que a cultura é “importante alternativa de emprego e renda para diversas famílias, dentro de um programa de diversificação das atividades agropecuárias”.
O evento é uma promoção da Coopervino e Círculo Trentino, com apoio da Emater/RS-Ascar. Outras informações podem ser obtidas pelo fone (55) 3542-1013.
Como chegar
A propriedade de Roque Cembranel está localizada na localidade de Esquina Tucunduva, no km 15 da RS 305, em frente ao Distrito Industrial, na saída para Horizontina.
Data Edição: 28/12/2012Fonte: Emater/RS |
Comentários
Postar um comentário
Venho aqui nesse início de ano agradecer a todos os colaboradores por suas contribuições