2012: Ano de conquistas para o SENAR

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) fecha 2012 com parcerias e projetos importantes em andamento



O grande destaque do ano foi o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, Pronatec, parceria fechada em julho com o Ministério da Educação para capacitar 23.450 jovens do Ensino Médio no meio rural.



Em dezembro, só no Tocantins, o SENAR formou cinco mil alunos. A cerimônia de formatura contou com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff, dos ministros da Educação e Desenvolvimento Agrário e da presidente do Sistema CNA/SENAR, senadora Kátia Abreu.







O Pronatec do SENAR oferece mais de 20 capacitações nas áreas de recursos naturais e produção alimentícia e em 2013 pretende capacitar 50 mil pessoas, não só jovens do meio rural. O SENAR acaba de fechar uma parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para ofertar cursos de formação inicial e continuada (FIC), no âmbito do Pronatec Brasil Sem Miséria, para as pessoas do Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).



“O SENAR é um parceiro interessante nessa capilarização do programa, conseguindo atender na ponta um município que eventualmente não poderia ser beneficiado por outra estratégia, além de também agregar as metas de atendimento do Pronatec como um todo,” afirma o secretário executivo do SENAR, Daniel Carrara.



O SENAR não fechou a pactuação de metas com o MDS porque o público a ser atendido no próximo ano ainda está sendo mapeado.



Leite Legal



Outra conquista do SENAR em 2012 foi o Programa Nacional de Melhoria da Qualidade do Leite, em parceria com o Sebrae Nacional. Produtores rurais de todo o País vão ser capacitados a partir de fevereiro de 2013 para melhorar a qualidade do leite produzido no Brasil atendendo as exigências legais da Instrução Normativa n.º 62/2011 do Ministério da Agricultura (MAPA).



A meta é atender 81 mil produtores rurais, de todos os estados, em dois anos. Além das capacitações, outro desafio do SENAR é traçar um panorama da qualidade do leite produzido no Brasil.



Para conhecer melhor o programa acesse o site do Time Agro Brasil:

http://www.timeagrobrasil.com.br/projeto/qualidade-do-leite



Mais precisão na agricultura



Em 2012, o Programa de Agricultura de Precisão do SENAR decolou. Durante a Rio +20, a Conferência do Clima, no Rio de Janeiro, a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, senadora Kátia Abreu, e o Secretário Executivo do SENAR, Daniel Carrara, lançaram uma série de seminários sobre AP em 10 municípios-polo da agricultura brasileira.







Com a presença de três especialistas na área, os seminários desmistificaram conceitos, mostrando que agricultura de precisão pode ser feita sem a utilização de máquinas de grande porte disseminaram informações sobre ferramentas de gestão. “Mais importante do que ter uma máquina, é o produtor conhecer a terra onde planta para usar corretamente insumos e sementes, aumentar a produtividade e a renda em sua propriedade”, explica Daniel Carrara.



Os seminários aconteceram, a partir de setembro, nas cidades de Balsas (MA), Bom Jesus (PI), Maracaju (MS), Campo Verde (MT), Luís Eduardo Magalhães (BA), Cascavel (PR), Não-Me-Toque (RS), Patos de Minas (MG) e Rio Verde (GO). Em 2013, o SENAR vai avançar mais para beneficiar outros municípios produtores do País.



Produtores, trabalhadores rurais e profissionais do agro podem acompanhar o programa, se informar e aperfeiçoar conhecimentos no blog de Agricultura de Precisão, especialmente criado pelo SENAR: http://www.canaldoprodutor.com.br/agricultura-precisao



Mais tecnologia no campo



O SENAR também avançou nas capacitações tecnológicas para instrutores, nos cursos de ovinocaprinocultura, silvicultura, heveicultura, bovinocultura de leite e floricultura. Para o próximo ano, a meta é realizar treinamentos em suinocultura, bovinocultura de corte e encerrar a de floricultura, que começou em dezembro.









Um recorde na metodologia



O SENAR bateu um recorde este ano na área de capacitação metodológica - treinamentos, atualizações e aperfeiçoamentos para instrutores, mobilizadores e supervisores: foram realizadas 133 capacitações, com três mil agentes. “Geralmente, quando um ano bate recorde, o seguinte tende a ter menos capacitações, porque os instrutores que fizeram o curso começam a trabalhar. Mas em 2013, por conta da necessidade de instrutores para o Pronatec, a tendência é que o número de capacitações para agentes do SENAR seja igual ou superior ao de 2012,” informa a chefe do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social do SENAR, Andrea Barbosa.



Novo olhar sobre o Semiárido



Em 2013, o SENAR vai iniciar a implementação do projeto Viver Bem no Semiárido, levando novas alternativas de produção e técnicas de gestão para ajudar os produtores da região a manter a produtividade e ter renda no período de seca na região. “O programa representa um comprometimento do SENAR para oportunizar melhores condições para a produção e principalmente para a sobrevivência das pessoas nesse tipo de ambiente”, afirma o coordenador de Educação Formal do SENAR, Fabiano Bossle Miguel.







A intenção do SENAR é que o projeto Viver Bem no Semiárido seja contínuo e sistêmico, compreendendo ações que vão além da transferência de tecnologia e da educação profissional, como o incentivo e apoio ao associativismo e cooperativismo, ao fomento à produção de reserva estratégica de alimento, apoio ao crédito e ações de promoção social.



A primeira capacitação do programa aconteceu em Pernambuco. Em 2013, o SENAR pretende realizar outros treinamentos no mesmo formato, para formar os multiplicadores que vão dar suporte aos produtores rurais, com apoio das tecnologias de convivência no semiárido.



Publicado em: 26/12/2012.

Comentários

Postagens mais visitadas