Como fazer um balanço para projetar o futuro
Como fazer um balanço para projetar o futuro
O fim do nosso curso é um bom momento para examinar quais itens você acrescentou à sua bagagem pessoal e profissional em 2010
A essa altura do ano, ela costuma estar cheia (ou quase). Carrega algumas coisas novas e outras tantas que sempre estiveram lá. Companheira de todas as horas, nossa bagagem é composta de experiências pessoais e profissionais pelas quais passamos na vida. Assim como os itens da mala de viagem, seu conteúdo revela traços de quem somos: um inventário de conquistas ou decepções, tarefas cumpridas ou inconclusas, sonhos adiados ou a caminho da realização. O fim do curso do PER é uma boa ocasião para abrir a bagagem e perguntar: o que levar para 2011? O que falta acrescentar? E o que, por outro lado, devo deixar de fora?
Como fazer um balanço para projetar o futuro:
- Comece enumerando algumas metas (fazer meu projeto do PER sair do papel, por exemplo).
- Cuide para que sejam específicas ("entrar numa boa universidade", em vez de "melhorar a formação"), mensuráveis ("escrever meu projeto"), desafiadoras (difíceis, mas não impossíveis) e realizáveis em um tempo determinado ("até o fim do ano").
- Torne-as palpáveis indicando as ações necessárias para alcançá-las (no exemplo do do projeto do PER: pesquisar as instituições, conhecer as linhas de pesquisa, entrar em contato com possíveis consultores, estudar para o mercado e redigir a proposta para clientes em potencial).
- De tempos em tempos (três meses é um bom intervalo), reveja prazos e ações.
É bom saber que, mesmo seguindo à risca um planejamento estruturado, é inevitável que alguns objetivos não sejam atingidos porque necessitam do envolvimento de outras pessoas, requerem muito tempo ou, no limite, não dependem diretamente de você para se tornar realidade.
Os erros mais comuns
- Estabelecer muitas metas. Traçar planos demais traz o risco grande de não realizá-los. Elegendo poucos, você tem mais foco para cumpri-los.
- Considerar que o planejamento não pode ser alterado. Rever sempre as ideias iniciais e ajustar o que não funciona é essencial.
- Dedicar-se a um único aspecto da vida e ignorar os demais. Não adianta só trabalhar e deixar de lado a família ou a alimentação balanceada. Busque o equilíbrio.
Sendo assim, agora que nosso ónibus está chegando ao destino final fica uma certeza, todos saíram vencedores, cresceram como pessoas e mais importante ainda cultivaram seu CAPITAL SOCIAL estreitaram novas amizades e fortaleceram as antigas.
A todos vocês meus votos de um feliz natal e muitas felicidades agora que estamos chegando ao nosso destino final.
Até a fase II quando poderemos avançar ainda mais nesta REVOLUÇÃO SILENCIOSA que o PER nos proporciona vivênciar.
Comentários
Postar um comentário
Venho aqui nesse início de ano agradecer a todos os colaboradores por suas contribuições