SOLOS E FERTILIZANTES COMO PILARES DA SEGURANÇA ALIMENTAR GLOBAL

Em reconhecimento ao papel essencial que os solos representam em manter nossa água, o ar e os alimentos, a Assembleia Geral da ONU declarou o ano de 2015 como o Ano Internacional dos Solos.
Embora cada um de nós tenha uma ligação próxima com os solos no dia a dia, raramente paramos para considerar sua importância. Vale lembrar que, se não houvesse solos, não haveria vida sobre o planeta.
Assim, os solos têm importância central na missão de promovermos uma gestão responsável da nutrição de plantas para o benefício da família humana, visto a habilidade dos mesmos de suportar uma produção agropecuária adequada.
A maioria dos solos no mundo requer algum grau de melhoria antes de as culturas poderem atingir seu completo potencial de produtividade. Dessa forma, os alimentos que nós cultivamos para fornecer energia, proteínas, vitaminas e minerais dependem diretamente da condição do solo.
Como um dos mais produtivos do mundo, o agropecuarista brasileiro está ciente de que a combinação solos-fertilizantes é item decisivo para renovados ganhos de produtividade e também para a sustentabilidade do seu principal ativo, que é a terra onde planta e habita.
Responsável, segundo alguns estudos, por 20% das áreas cultiváveis do planeta, o Brasil tem dado conscientes mostras de que tem buscado fazer um manejo adequado e sustentável do solo. Com a ajuda de importantes centros de pesquisa, uma série de iniciativas e tecnologias foi desenvolvida e aplicada pelos produtores rurais em várias partes do país, ao longo dos últimos anos, resultando na preservação e conservação das condições ideais do solo.
Apesar disso, ainda existe uma grande extensão de áreas degradadas, que podem ser recuperadas para a agropecuária e, assim, aumentar significativamente a produção e oferecer alimentos em abundância e mais baratos para a população, além de incrementar as exportações para um mundo cada vez mais carente de alimento. Essas áreas são resultantes da má conservação ou do manejo inadequado dos solos, que perdem uma quantidade imensa de nutrientes com a erosão.
Recuperar esse grande potencial de áreas degradadas, utilizando-se de modernas tecnologias disponíveis no país, como manejos integrados sustentáveis e adubações adequadas, é o desafio que precisamos superar para garantir a continuidade da produção de alimentos na quantidade que a crescente população necessita, com qualidade e a custos compatíveis com o poder de compra da sociedade, em especial a de menor poder aquisitivo.
Uma grande reflexão sobre esses assuntos será feita no 5º Congresso Brasileiro de Fertilizantes, que se realizará no dia 25 de agosto próximo, em São Paulo, tendo como tema principal “Solos e Fertilizantes, Pilares da Segurança Alimentar Global”. Foram convidados renomados profissionais ligados à cadeia do agronegócio, que, com seus profundos conhecimentos, poderão oferecer soluções que permitam não só promover a recuperação dos solos degradados, como também mostrar caminhos para o aumento da produtividade agropecuária nacional.

Comentários

Postagens mais visitadas