Aprenda como fazer um bom networking e aumentar sua cartela de contatos!
A rede de relacionamentos que construímos ao longo da vida
profissional é uma das nossas principais conquistas e pode ter um
impacto muito positivo nos próximos passos da nossa carreira e no
alcance de objetivos a curto ou longo prazo. Uma pesquisa realizada
recentemente pela Right Management mostra que até 70% das contratações
resultam de um bom networking. Os gestores estão mais abertos a
conversarem e a conhecerem pessoas que lhe são apresentadas por
indicação, por um contato de confiança, em uma situação favorável.
O mesmo vale para clientes e potenciais clientes, que escolhem suas
aquisições e contratações com base nas recomendações e opiniões de
terceiros. Isso significa que a manutenção de relacionamentos
promissores e interessantes é um ponto a favor no desenvolvimento de sua
carreira e algumas atitudes podem te ajudar nesse sentido.
Confira neste post algumas dicas importantes para construir um bom
networking e leve essas informações para a vida: elas são essenciais
para a sua posição atual mas, também, para todo o seu futuro
profissional!
Conheça
É importante encontrar, construir e, principalmente, cultivar boas
relações profissionais e ter em mente que se trata sempre de uma relação
de troca: da mesma forma que um contato importante pode te ajudar com
uma boa indicação ou um novo contrato de trabalho, você deve estar
disponível e disposto a ajudar outras pessoas, a partir da sua
experiência e conexões.
Um bom networking é algo construído a longo prazo, demanda
investimento de tempo e atenção e deve ser levado em conta durante toda a
nossa vida. Nem pense em procurar contatos apenas quando precisar de
algo. Além de indelicado, costuma ser muito ineficiente, pois as pessoas
se sentem usadas e desestimuladas.
Reconecte-se
Se você acha difícil o processo de abordar pessoas que não conhece,
de se apresentar, de falar sobre você e do seu trabalho, um bom começo
pode ser procurar as pessoas que você já conhece, com quem estudou ou
trabalhou junto no passado. Liste os contatos com quem você gostaria de
falar, aquelas pessoas cuja atuação profissional tem afinidade com o seu
negócio, os nomes que você sempre admirou e cuja dinâmica e diálogo
funcionavam bem. Você vai se impressionar como a retomada desses
contatos pode render ótimos frutos.
Planeje
Como em tudo na vida, na construção de um networking eficiente e
relevante, qualidade é melhor que quantidade. Não faz o menor sentido
sair por aí distribuindo cartões de visita sem critério ou adicionando
multidões nas suas redes sociais. É muito mais importante que você pense
sobre qual é o tipo de pessoa que pode ser útil conhecer, quem você já
conhece e que precisa procurar, quais os perfis profissionais e pessoais
que são relevantes. Planeje o contato e sempre faça uma abordagem
pessoal: informe-se sobre o trabalho da pessoa e traga para a conversa
informações que deixem o outro perceber que o seu interesse é genuíno e
que a relação é pertinente.
Cuide
Encontrar novos relacionamentos profissionais e retomar contatos
antigos é essencial, mas nada disso tem efeito se, no dia a dia, nos
relacionamentos profissionais mais triviais e nas trocas comerciais que
já fazem parte da sua rotina, você não tem uma postura adequada.
Trate todas, absolutamente todas, as pessoas com quem você se
relaciona com gentileza, educação e interesse. Procure saber sobre o
trabalho de cada uma, preste atenção às conversas, dedique um tempo a
esse processo. Por mais que a rotina no seu local de trabalho seja
intensa e exaustiva, é importante estar presente e interessado quando
estiver lidando com outras pessoas — elas vão perceber a sua postura e
isso pode abrir muitas portas.
Esteja presente
Marque presença, física e virtualmente. É preciso ser visto para ser
lembrado e é preciso ser lembrado para que as relações se formem e as
parcerias se efetivem. Participe de feiras e eventos do seu setor,
visite empresas, assista a palestras
e cursos dos seus pares — os eventos empresariais têm como grande
função, além da geração de conhecimento, justamente a construção de boas
relações.
É importante participar e, sobretudo, transformar essas oportunidades
em resultados: considere convidar um bom contato para um almoço de
negócios, uma happy hour, uma visita à sua empresa. Não deixe o
interesse diminuir e a relevância se perder em meio a tanta informação.
No mundo virtual, o seu posicionamento nas redes sociais é essencial. Existem redes mais focadas no mundo corporativo, como o LinkedIn, e outras pessoais, como Facebook e Twitter.
Independentemente dessa divisão, cuide da sua imagem, transforme-se
numa referência de conteúdo, torne-se essencial. Faça uma boa curadoria
de conteúdo para compartilhar, evite se envolver em discussões
polêmicas, não fale mal dos concorrentes (e de ninguém). Construa uma
imagem profissional interessante — as pessoas querem gente assim por
perto.
Use as informações a seu favor
Networking é muito mais do que trocar cartões de visita, enviar um
e-mail impessoal ou pedir que as pessoas visitem o seu site. Mas não
podemos esquecer que essas ferramentas nos ajudam bastante na hora de
iniciar novos relacionamentos. Por isso, é indispensável criar um cartão
de visitas profissional, elegante e coerente, que traga todas as suas
informações de contato e que passe uma mensagem que tenha a ver com o
seu trabalho e área de atuação.
A apresentação pessoal é muito importante e influencia a percepção
sobre o seu negócio — cuide bem da sua imagem, em todas as instâncias.
Para além do cartão pessoal, fique atento à linguagem e correção
gramatical nos e-mails. E lembre-se: gentileza, respeito e elegância
fazem toda a diferença, seja onde for.
As relações pessoais são tudo e essa máxima deve ser levada a ferro e
fogo no mundo corporativo. Cuide da sua carreira cuidando das pessoas
que estão por perto — mostre o seu valor e também conheça o valor dos
outros. Esteja disponível, demonstre interesse, reserve um tempo na sua
rotina para encontrar pessoas estratégicas. As relações de troca,
indicações e parcerias são um diferencial necessário em um mercado cada
vez mais competitivo e os resultados dessa prática, muito promissores.
E agora que você já sabe como cultivar um bom newtorking, entenda aqui como conquistar novas parcerias para o seu negócio.
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