SEIS DICAS PARA ESTIMULAR A CRIATIVIDADE
Seis dicas para estimular a criatividade
O consumidor do século 21 está cansado de mesmice. Ele não quer aquilo que todo mundo tem igual, ou que não oferece nada de novo para sua vida. Para conquistar a atenção desse consumidor, os empreendedores precisam estar sempre ligados em novidades e tendências e oferecer um maior valor agregado por seus produtos e serviços.Com tantos afazeres da vida prática, como contas a pagar, planilhas e cálculos, o empresário encontra dificuldades em ter grandes sacadas no seu dia a dia. Ninguém nasce criativo, é preciso estimular o lado direito do cérebro para pensar “fora da caixa”, como se diz em marketing.
Para lhe ajudar a arejar as ideias, convidamos o consultor do Sebrae-SC Marcos Sebben, que é fundador e diretor da empresa Design Inverso e diretor regional de Santa Catarina da Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesing). Ele selecionou seis dicas quentíssimas para estimular a sua criatividade.
Olha só:
- Questione os porquês do trabalho e enumere os seus desafios ou problemas.
- Colecione ideias. Reúna o máximo de ideias possíveis para resolver os problemas encontrados. Por mais absurdas que pareçam, elas devem ir para o papel!
- Relaxe! Ao se distrair com outras coisas, você “limpa” a mente e volta com novas ideias. Muitas vezes, um projeto não vai para frente porque você não consegue pensar em outra coisa e acaba bloqueando seu processo criativo.
- Reflita! Tente praticar as ideias e elimine as que parecem não dar certo.
- Não tenha medo de errar. Tente, arrisque! O erro faz parte do processo de desenvolvimento e de aprendizagem.
- Transforme sua ideia em algo tangível para que outras pessoas possam visualizar sua solução. Converse, compartilhe. O processo criativo está sempre em construção.
Comentários
Postar um comentário
Venho aqui nesse início de ano agradecer a todos os colaboradores por suas contribuições