Dicas ensinam quais alimentos ajudam a ter pele e cabelo saudáveis

           
Encontre seus produtos de beleza na feira
 
Sábado, 8h30 da manhã, Parque da Água Branca, em SP. Tem muita gente passeando, fazendo atividade física e brincando com os filhos. Apesar de também estar em roupas de ginástica, carrego sacolas e estou indo à feira. É uma feira maravilhosa de produtos orgânicos, onde, com certeza, vou encontrar todo tipo de alimentos saudável e produtos de beleza.
Não, marcas de cosmético não têm barraquinha cativa e nem revendedoras nesta feira, mas eu costumo usar os alimentos como forma de cultivar a minha boa aparência. Sim, estou falando daquelas clássicas máscaras caseiras para pele e cabelos que a vovó e as tias de antigamente sempre faziam e passavam o conhecimento de geração em geração. Mas também estou falando do conhecimento tradicional que nos fala que o cabelo e a pele são apenas a expressão da nossa saúde interna.
Eu tenho uma boa coleção de produtos de beleza, mas tenho diminuído esta coleção ano após ano. Primeiro porque vejo o quanto as mudanças que vou fazendo na minha forma de me alimentar vão transformando a qualidade da minha pele, cabelos e unhas. Segundo porque vou comprovando a grande eficácia de alguns alimentos quando os uso como tratamento de beleza. E, por último, porque cansei de gastar fortunas em produtos que contém químicas que não apenas podem fazer mal para pele e cabelos e unhas, como também podem provocar alergias, desequilíbrios hormonais e até câncer.
Segundo um estudo britânico publicado pelo jornal The Daily Telegraph, em 2009, uma mulher pode colocar cerca de 515 substâncias químicas no corpo em um dia, sendo que apenas 1% destes produtos foram suficientemente testados como seguro para humanos (dados: Environmental Working Group - EWG).
Então, o que podemos usar para ter pele e cabelos lindos e saudáveis? Veja abaixo algumas dicas.
Couve
Essa plantinha, juntos com as demais folhas verde-escuras, é um multivitamínico-mineral que a natureza criou. Ou seja, ela oferece doses diárias dos principais micronutrientes e antioxidantes que precisamos para ter pele e cabelos saudáveis. Além da planta conter muitas fibras, o que todos sabemos que ajuda no trato intestinal, esse tipo de consumo também tem impacto direto na aparência de nossa pele. Sendo assim, coma pelo menos três porções ao dia de folhas diversas. Quanto mais escura, melhor.
Manga
Esta fruta saborosa e suculenta contém alguns dos nutrientes mais benéficos para nossa pele, como Vitamina A e C. Você pode comê-la pura ou também fazer uma máscara, batendo no liquidificador uma manga (sem casca e caroço) com 1 colher de sopa de aveia, uma colher de amêndoas e um pouco de água (depois você pode também pode comer a mistura, se sobrar!). Deixe a máscara agir por 15 minutos na pele, e use-a semanal ou diariamente, para tirar impurezas e cravos, além de hidratar a pele.
Abacate
Quase todo mundo já ouviu falar sobre os benefícios dos óleos presentes no abacate para a pele seca ou ressecada. Aplicar a fruta diretamente na pele e cabelos como máscara hidratante, semanalmente, é uma ótima forma de usá-lo. O abacate também funciona como substituto do leite ou do iogurte nas vitaminas matinais, ou do queijo nos sanduíches. O consumo da fruta é uma ótima forma de garantir que peles e cabelos de todos os tipos fiquem brilhosos e viçosos.
Morangos
São especialmente bons para as peles oleosas e com acne, pois são ricos em zinco e ácido salicílico - substâncias que garantem uma pele sem inflamações e com oleosidade controlada. Faça uma máscara diária ou duas vezes por semana, amassando de três a cinco morangos, junto com uma colher de sopa de mel. Esta mistura também funciona como sobremesa!
Mel
Aquele mel de feira, que foi colhido artesanalmente e não passou por pasteurização, é um dos melhores produtos de beleza que você pode ter. Quanto mais escuro, melhor suas propriedades de emoliente, antibactericida, hidratante e cicatrizante. Bom para todos os tipos de pele e cabelos, para ser usado diariamente. Você pode fazer uma máscara, passando um punhado de mel no rosto depois de abrir bem os poros no banho quente, ou com uma toalha quente no rosto, por 10 minutos . E ainda pode ser sua forma de adoçar suas preparações de forma saudável!
Que tal da próxima vez que você entrar em uma loja de cosméticos, dar uma passadinha numa feira orgânica antes? Assim, você se abastece de comida e de produtos de beleza ao mesmo tempo, e ainda ajuda no bolso e contribui para ter a melhor saúde que você pode imaginar.
Clique aqui e saiba o seu potencial de realização em 2013 através da Numerologia.
Sobre o autor
Melissa Setubal
Profissional pioneira em Saúde Integrativa no Brasil, usa a alimentação de forma terapêutica para resgatar a harmonia dos órgãos e dos hormônios femininos

Comentários

Postagens mais visitadas