Curso de horta em pequenos espaços incentiva hábitos saudáveis e ações empreendedoras

Para quem gosta de plantas e deseja ter uma alimentação saudável, nada melhor do que cultivar uma horta dentro de sua própria casa. Para isso, o curso “Horta em Pequenos Espaços”, da Embrapa Hortaliças, ensina como aproveitar espaços ociosos de varandas, quintais e corredores para plantar cebolinha, salsinha, alface, manjericão e outras espécies de hortaliças.

Além de ensinar como cultivar hortaliças em espaços reduzidos em casas e apartamentos, o curso “Horta em Pequenos Espaços” também instrui os participantes sobre a importância nutricional das hortaliças, ricas em fibras, minerais e vitaminas.

Promovido pelo setor de Transferência de Tecnologia, o curso divide-se em módulos teórico e prático. No período da manhã, os participantes vão assistir a palestras que subsidiarão os exercícios práticos previstos para a tarde. Com o auxílio de técnicos, eles vão aprender a preparar o solo para cultivo orgânico ou convencional e aproveitar materiais recicláveis como garrafas pet, pneus e canos de PVC para compor os canteiros das hortas caseiras.

Cada participante ainda vai receber um kit para auxiliá-lo no início do cultivo da horta em sua própria casa, contendo sementes de hortaliças e publicações que abordam o cultivo de hortaliças em agricultura familiar e o cultivo de horta em pequenos espaços. No encerramento, os alunos receberão um certificado de participação e sairão aptos a aproveitarem os espaços vazios de corredores, varandas e quintais para produzir alimentos saudáveis para o consumo familiar.

De acordo com Adejar Marinho, técnico agrícola da Unidade, quem cultiva a própria horta, além de evitar o desperdício e colher alimentos frescos e livres de agrotóxicos, exerce uma atividade terapêutica e de integração familiar. “As crianças podem auxiliar e, assim, adquirir desde novas o hábito saudável de comer hortaliças. É uma questão de qualidade de vida aliada à satisfação de ver uma sementinha germinar até chegar ao ponto de ser consumida por toda família”, ilustra.

O negócio da horta

Há quem extrapole a proposta de cultivar hortaliças para consumo próprio e familiar e começa a oferecer vasos e canteiros para vizinhos, parentes e amigos até que, um dia, passar para a comercialização. Esse é o caso da nutricionista Carla Parreira que, junto com a bióloga Márcia Marques, montou a empresa Dona Horta, especializada na venda e manutenção de canteiros de hortaliças para pequenos espaços.

Com a ideia de vender plantas ornamentais e hortaliças, as amigas foram buscar informações nas publicações técnicas da Embrapa e, desde então, conquistaram clientes, organizaram exposições e participaram de feiras. Sediada em Belo Horizonte, a empresa já completou um ano e atende principalmente o público urbano e escolas. “Visitamos o local para avaliar o que é mais apropriado, preparamos os canteiros e também ministramos oficinas para ensinar o manejo correto. Para quem não se interessa em cuidar, auxiliamos na manutenção da horta”, conta Carla.

Para ela, manter uma horta acaba sendo uma terapia pelo prazer de gastar um período do dia cuidando de algo que você gosta. “Colocar a mão na terra ajuda a aliviar o estresse cotidiano, além de dar a satisfação de consumir algo produzido por você mesmo”, assinala.

Nos cursos, Marinho observa que, geralmente, as mulheres têm muito interesse em comercializar as hortas caseiras, como uma fonte de recurso. “Eu, como palestrante, enxergo um caminho maravilhoso para quem deseja ser um microempresário na área da agricultura e conquistar uma alternativa de renda”, conclui. Sugestão de leitura

Recém-lançado, o livro Horta em Pequenos Espaços é uma publicação da Embrapa Hortaliças que traz informações detalhadas de todas as etapas do cultivo de horta caseiras. Saiba mais em
http://www.cnph.embrapa.br/paginas/imprensa/releases/290612_embrapa_lanca_livro_hortas_pequenos_espacos.html

Comentários

Postagens mais visitadas