A PRODUÇÃO MUNDIAL DE FRUTAS TROPICAIS ATINGIRÁ 82 MILHÕES DE TONELADAS EM 2014

A produção mundial de frutas tropicais atingirá 82 milhões de toneladas em 2014, de acordo com estimativas da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Isso representa um aumento anual de 1,7% em relação ao período-base (2004). Um 78 % são principais frutas (manga, abacaxi, abacate e mamão) e 22 % são secundárias (lichia, rambotã, goiaba, etc...).

O 90% das frutas tropicais são produzidas em países que estão em desenvolvimento. No entanto, a avaliação do comércio internacional destes frutos é atualmente difícil de quantificar. O que está claro para o organismo internacional é que a produção de frutas tropicais ajuda a criar empregos, aumentar a renda dos agricultores a segurança alimentar e reduzir os níveis de pobreza.

Em geral, as perspectivas para a demanda de frutas frescas tropicais são favoráveis, pois espera-se que o volume de importações dos principais (manga, abacate, mamão e abacaxi) aumentou 24 %. As previsões indicam que em 2013 haverá uma quantidade de compras de 3,6 milhões de toneladas e, destes, 2,6 milhões de toneladas (81 %) vai para os mercados dos países desenvolvidos. EUA e a União Europeia recebem o 70% das importações de frutas tropicais, seguidos pelo Japão.
Produtores e exportadores
As principais frutas tropicais são abacaxi, manga, abacate e mamão. Os produtores de manga principais são: a Índia, Tailândia e de abacaxi: México Filipinas, Tailândia e China. O abacate é produzido no México, Indonésia e Estados Unidos, e o mamão na Índia, Brasil e México, principalmente. Em relação à produção de frutas tropicais consideradas secundárias está concentrada nas Filipinas, Indonésia e Índia.
Os maiores exportadores de manga são o México, Índia e Brasil; abacaxi: Costa Rica e Filipinas. Chile, México e Israel geram as exportações de abacate. O mercado de mamão é dominado pelo México, Malásia e Brasil. A importação de frutas frescas tropicais secundárias concentra-se em três países: Hong Kong, Tailândia e Malásia.
Demanda
O mercado de frutas tropicais evoluiu consideravelmente e agora, o seu preço, sempre mais elevada do que o dos frutos tradicionais, o qual tem sido baseado em novidade, mas a qualidade do produto. O que não mudou é o impacto dos custos de transporte sobre o valor final da fruta. Nesse sentido, o preço do petróleo que há aumentado resulta em uma menor margem de lucro para os países produtores.
Em 2014, as projeções da FAO indicam que a demanda vai crescer, embora não tanto quanto os números obtidos na última década. A qualidade do fruto e não a preço serão a determinante na escolha futura dos países importadores. Qualidade faz a diferença em um mercado cada vez mais global abastecido. Portanto, as exportações serão condicionadas pelos produtores para fazer investimentos em boas praticas agricolas, na melhoria tratamentos pós-colheita, no armazenamento frio e de transporte e logística.
O fator que pode limitar a exportação de frutas tropicais é exigir o cumprimento de uma série de requisitos de segurança e saúde, o qual determinam a entrada da fruta tropical nos principais mercados. Ainda assim, os agricultores locais (especialmente europeus) destacam que as violações dos protocolos por parte dos exportadores são constantes. Deficiências também são relatados na rotulagem e rastreabilidade.
Manga
A FAO estima que a colheita de manga será de cerca de 28,8 milhões de toneladas em 2014, ou seja, 35 % da produção mundial de frutas tropicais. 69% do montante total será obtido na Ásia e no Pacífico (Índia, China, Paquistão, Filipinas e Tailândia, 14% na América Latina e no Caribe (Brasil e México) e de 9% na África . Quanto à produção de manga por países desenvolvidos (Estados Unidos, Israel e África do Sul) é estimada em 158 000 toneladas.

Previsões da ONU põe Brasil como um dos maiores produtor mundial de manga, com 40% da colheita total (11,6 milhões de toneladas). A produção México também irá aumentar para 1,9 milhões de toneladas (500 mil a mais que em 2004).
Importações mundiais de manga aumentará de 1,4% em 2014, totalizando 844.246 toneladas. Os principais usuários são os Estados Unidos e a União Europeia. As compras líquidas de Estados Membros da UE vai aumentar cerca de 2,5% por ano, alcançando 223.662 toneladas em 2014. França, Holanda e Reino Unido, e à frente Espanha destacaram no volume de compra. Enquanto isso, as importações dos EUA aumentam em 1 % / ano para 309.115 toneladas.

Ananás – Abacaxi
Deverá atingir uma produção 18,7 milhões de toneladas em 2014, representando 23% da colheita mundial de frutas tropicais. A região da Ásia e Pacífico gerará o 46% do total. No entanto, a maior parte deste montante irá para o desenvolvimento e exportação como fruta fresca. A Csota Rica produzirá 29 % do fruto no mundo.
Também aumentará a colheita de abacaxi Africano, fresco. O qual deverá chegar a 16 % da produção do mundo. As importações mundiais de abacaxi também sobem, ou seja, 1,7 % até 2014, para 1,5 milhões de toneladas. O número representa 43 % de todas as frutas tropicais. Os Estados Unidos são o maior importador de abacaxi fresco com uma demanda de 38% (586 mil toneladas).

Abacate
De acordo com projeções da FAO, a colheita do abacate será de 3,9 milhões de toneladas em 2014, com mais de 86 % nos países em desenvolvimento. América Latina e do Caribe será a maior região produtora do mundo, através da qual a Índia é um dos maiores exportadores de abacate.
Quanto às importações, 430.128 toneladas são esperadas em 2014. Os países desenvolvidos podem mantêr suas quotas de mercado absorvendo mais de 86 % do abacate. O volume de compras adquiridas pelos paises emergentes, depois de crescer 12 % nos últimos anos, poderá baixar ao 2 % ao ano. EUA e França serão os maiores importadores mundiais de abacate em 2014, com 41% e 27% do total; respeitivamente.
Mamão
Aumento cultura do mamão tem sido espetacular na última década. Brasil e Índia são os países com o maior aumento percentual de 6% e 19%; respectivamente. A produção deve continuar crescendo até 2014, e atingir 13 milhões de toneladas.
Até 2014, as importações de mamão aumentar em 5,6 % para 363.717 toneladas; EUA liderarará o mercado de importação com um volume de 134.445 toneladas, enquanto os países da União Europeia, vai chegar a 12% do total.
Palavras-chave: frutas tropicais, a demanda global, o comércio internacional,
 
 
FAOEnlace: FAO / Agronoticias: America Latina y el Caribe
Para mais informações: http://www.fao.org/agronoticias/agro-noticias/detalle/en/?dyna_fef%5Buid%5D=159358

Comentários

Postagens mais visitadas