Quem é o consumidor brasileiro de frutas e hortaliças

Desde 2008, a maior parcela do consumidor brasileiro já é classe média e representa o maior poder de consumo do País, segundo cálculos da Fundação Getúlio Vargas (FGV)
com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desde então, a participação da classe média não para de crescer. Segundo estimativa da FGV, a classe média
brasileira em 2011 deve representar 55% da população brasileira, totalizando 100,5 milhões de pessoas.
O número de pobres também reduziu de 63% em 1993 para 33% em 2011 enquanto, a classe rica, cresceu de 6% para 11,76% no mesmo período, segundo a Fundação.
Assim, o número de brasileiros aptos a consumir ampliou significativamente nos últimos anos. Levando em conta as classes média (C) e rica (A e B), temos atualmente
no Brasil um mercado potencial de consumo de 120 milhões de brasileiros com renda média mensal familiar acima de R$ 1.500,00.
Além de a classe média já ser a mais numerosa no País, as estatísticas apontam que esse grupo apresenta poder de compra (46% do poder de compra dos brasileiros)
superior ao da classe dos ricos (44%), segundo cálculos da FGV baseados na PNAD/IBGE de 2009.
O País tem conseguido ampliar suas classes média e rica, segundo pesquisadores da FGV em estudo divulgado no dia 27 de junho de 2011, Os Emergentes dos Emergentes,
graças à estabilidade democrática, controle da inflação, avanços na área educacional, redução do número de pessoas por família, ampliação do crédito, fortalecimentodo salário mínimo e das aposentadorias e aos programas
de transferência de renda (como o Bolsa Família).
FONTE: http://www.cepea.esalq.usp.br/hfbrasil/edicoes/103/full.pdf

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