Decisões Estratégicas como toma-las na gestão do seu Negócio parte III

Processos 

O processo administrativo abrange quatro tipos principais de decisões, também chamados de processos ou funções: planejamento, organização, execução e controle.
  • Planejamento: O planejamento pode ser entendido como sendo a determinação dos objetivos a serem atingidos e dos meios pelos quais seria possível alcançá-los. É a ponte que serve de elo entre o estágio onde estamos e o estágio para onde vamos.
  • Execução:  Após o estabelecimento dos objetivos e diretrizes, o próximo passo será a execução. Afinal, não basta apenas planejar, é necessária uma adequada implantação. Para Bateman e Snell (1998, p. 136), “Muitos planos bons são condenados ao fracasso por não serem implementados corretamente”. A execução é a fase onde os gestores buscam concretizar o que foi planejado, de forma a atingir as metas e/ou objetivos anteriormente estabelecidos.
  • Controle: Controlar constitui-se na última, mas essencial, etapa do processo de gestão. O papel desempenhado pela função de controle na gestão organizacional é verificar se o que foi planejado está sendo obedecido, por meio de comparações entre a situação real versus a prevista. Nesta perspectiva, no intuito de que as ações realizadas conduzam a empresa aos resultados desejados, torna-se necessário um acompanhamento que possa permitir uma visualização do desempenho presente, com vistas a uma comparação com os objetivos previamente estabelecidos no plano e, em casos em que tais ações não estejam no caminho esperado, possam ser definidos ajustes a serem implementados.

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