#Boas Práticas de Manejo na Cultura do Alho

Com objetivo de divulgar estratégias adequadas para a correta utilização e manutenção do Alho Livre de Vírus o Programa de Revitalização da Cultura do Alho no vale do Rio Guaribas convidou o Dr. Francisco Vilela Resende pesquisador da Embrapa Hortaliça para fazer uso da palavra em Picos no último dia 28 de setembro de 2015, na oportunidade ele falou da importância da cultura do Alho para a região, sua forte tradição, bem como de estratégias para o Piauí entrar no circuito Nacional de Estados Produtores de Alho.
Estive também nesta ocasião falando das potencialidades do vale do Rio Guaribas, e os contrastes da região que mesmo apresentando índices muito baixos de IDHM apresenta uma potencialidade econômica incrível.
O Projeto de Revitalização da Cultura do Alho naquela região deverá adotar o MIP que é o sistema de manejo de pragas que associa o ambiente e a dinâmica populacional da espécie, utilizando todas as técnicas e os métodos apropriados, mantendo a população da praga em níveis abaixo daqueles que ocasionam dano econômico.
O uso da tecnologia de Alho Semente Livre de Vírus pode dar um salto tecnológico aos produtores de Alho do vale do Rio Guaribas, juntamente com o SEBRAE - PI, SENAR-AR/PI E a EMBRPA devem firmar parceria neste sentido.
De um lado a aplicação de uma tecnologia já consagrada e de outro a introdução de novas técnicas de gestão do negócio, e a permanente Formação Profissional Rural irão mudar a face de quem produz alho na Microrregião de Picos.

Comentários

Postagens mais visitadas