Presidenta Dilma assina Projeto de Lei que cria a Anater

A presidenta Dilma Rousseff assinou Projeto de Lei que cria a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). Para o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, “a Agência vai aproximar a pesquisa agropecuária realizada pela Embrapa da extensão rural, levando mais tecnologia para o campo, aumentando a produtividade e a renda do produtor rural, além da estabilidade na oferta de alimentos ao consumidor”. O Projeto de Lei segue para o Congresso Nacional.
O presidente Maurício Lopes, que participou do lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2013/2014, durante o qual foi assinado o Projeto de Lei, disse que "o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária está pronto e motivado para trabalhar com a Anater no desenvolvimento de novos métodos de transferência de tecnologia (TT), na capacitação de multiplicadores e na disponibilização das informações geradas pela Embrapa.
Maurício Lopes vai compor o Conselho Administrativo da Anater e o presidente da Agência comporá o Conselho de Administração da Embrapa. O projeto prevê três diretorias para a Agência (Administrativa, Assistência Técnica e Extensão Rural e uma terceira. voltada à Transferência de Tecnologia). O diretor Waldyr Stumpf, presente também ao evento, vai assumir a diretoria de TT da Agência, sem prejuízo da sua atual função na Embrapa e sem remuneração adicional.
O chefe do Departamento de Transferência de Tecnologia, Fernando Amaral, acompanhou a solenidade
Plano Safra
No evento, foram anunciados recursos da ordem de 21 bilhões para serem aplicados nos programas previstos para a safra 2013/2014. Em 2012, o Governo Federal disponibilizou R$ 18 billhões no Programa Nacional de Fortalecimento para Agricultura Familiar (Pronaf), carro-chefe das políticas públicas promovidas pelo MDA. O plano também comemora os dez anos de nascimento do Pronaf, que começou com recursos de R$ 5,4 bilhões de financiamento de safra.

Comentários

Postagens mais visitadas