O PROCESSO DE SUCESSÃO

A sucessão em empresas familiares, representa a continuidade do negócio entre as gerações de uma mesma familia. Mais que um evento a sucessão é um processo com multiplos estágios que pode perdurar muitos anos, iniciando antes que os sucessores entrem no negócio até a saída do sucessido.(GERSICK at ali 1997, HANDELER, 1994)
A sucessão, raramente, envolve apenas o sucedido e o sucessor. Ela impõe uma série de mudanças na empresa familiar que incluem uma série de realinhamento: das relações familiares, dos padrões de influëncia que devem ser redistribuidos, da gestão e da estrutura de propriedade da empresa, que devem ser remodeladas(LANDSBER, 1988).
A sucessão deveria ser pensada a longo prazo, a partir do modo como os pais constituíram e educaram a família, preparando-a para esse processo.
Muitas famílias empresárias sofrem com o fato de nehum dos herdeiros ter interesse em assumir o posto de sucessor. Em outras famílias o desafio é o de escolher entre os herdeiros, qual será o sucessor, o que por sua vez leva ao processo de disputa pelo posto(LEVISON, 1971; HUBLER, 1999; SCHEFFER, 1995.
A escolha do sucessor é uma etapa importante no processo de sucessão. O escolhido deve ser aceito pela família, pois se houver restrições de alguma parte, conflitos podem comprometer o processo.

Comentários

Postagens mais visitadas